Domingo, 07 de agosto de 2022

Ucrânia começa a exportar energia elétrica para a União Europeia

A Ucrânia começou a exportar energia elétrica “de maneira significativa” para a UE (União Europeia) por meio da Romênia, anunciou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

“Foi dado um passo importante na nossa aproximação com a União Europeia”, disse Zelensky na quinta-feira (30). O país recebeu, na semana passada, o estatuto de candidato à adesão ao bloco, aprovado pelos 27 Estados-membros.

“Esse é apenas um primeiro passo”, destacou Zelensky em discurso em vídeo à população ucraniana. “Estamos nos preparando para aumentar as exportações”, acrescentou.

O presidente ucraniano defendeu que a eletricidade do seu país pode substituir parte considerável do gás russo consumido pelos europeus. “Não é apenas uma questão de receitas de exportação para nós, é uma questão de segurança para toda a Europa”, observou.

A Ucrânia estava ligada à rede elétrica russa até o início da invasão, em 24 de fevereiro, tendo, depois, operado de forma autônoma até meados de março, quando foi ligada à rede europeia, o que deve ajudar o país a manter as suas atividades apesar da guerra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Se eu ganhar as eleições, vou viajar pelo mundo”, afirma Lula
Adolescente gaúcho que ganhou bolsa para estudar em Singapura precisa de auxílio financeiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play