Terça-feira, 18 de junho de 2024

Um em cada cinco jovens brasileiros não estuda nem trabalha, aponta o IBGE

Um em cada cinco jovens entre 15 e 29 anos não estudava nem trabalhava no Brasil em 2022, totalizando 10,9 milhões de indivíduos, ou uma fatia de 22,3% do grupo etário. Os dados são da SIS (Síntese de Indicadores Sociais) 2023, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (6).

Desse total da geração conhecida como “nem-nem”, 43,3% eram mulheres pretas ou pardas, 24,3% eram homens pretos ou pardos, 20,1% eram mulheres brancas e 11,4% eram homens brancos.

Os dados ainda mostram que, no ano passado, 4,7 milhões de jovens não procuraram emprego nem gostariam de trabalhar. Dentro desse grupo, estavam 2 milhões de mulheres responsáveis por cuidar de parentes ou de trabalhos domésticos.

Com a pandemia de coronavírus, a proporção de jovens “nem-nem” saltou de 24,1% em 2019 para 28% em 2020. Desde então, o número registrou duas quedas seguidas até chegar ao patamar de 2022.

Contudo, o analista socioeconômico do IBGE, Jefferson Mariano, aponta que a queda foi puxada pelo aumento dos jovens que buscam dar enfoque ao trabalho.

“[São pessoas que] deixaram o estudo para segundo plano”, explicou Mariano. “Lembrando que no Brasil ainda é bastante baixa a presença desses jovens no ensino superior”, prosseguiu.

De acordo com o IBGE, dos quase 11 milhões de jovens que não estudavam e seguiam desempregados, 61,2% se encontravam abaixo da linha da pobreza. Dentro desse recorte, 47,8% eram mulheres pretas ou pardas.

Para o analista do IBGE, os dados denunciam desigualdades sociais que são frutos de um quadro estrutural de disparidades. “Ainda há um problema com relação ao acesso e, especialmente, a permanência dessas pessoas na escola”, pontuou Mariano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Justiça Eleitoral gaúcha celebra o centenário do Pacto de Pedras Altas
Carreiras na nova economia e educação empreendedora
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play