Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Universidade Federal de Pelotas cassa título concedido ao ex-presidente da República Emilio Garrastazu Médici

Os títulos de doutor honoris causa concedidos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ao ex-presidente da República Emilio Garrastazu Médici (1969-1974) e ao ex-ministro da Educação Jarbas Passarinho durante o período do regime militar foram cassados na terça-feira (5) por unanimidade pelo conselho universitário da instituição de ensino.

Médici recebeu o título em 1970 e Passarinho, em 1972. Em 1969, Médici assumiu a Presidência da República, durante o regime militar, governando até 1974, período reconhecido como o mais truculento da ditadura. Já Passarinho ocupou diversos cargos no regime militar. Foi ministro do Trabalho de Costa e Silva, ministro da Educação de Médici e ministro da Previdência de Figueiredo.

A proposta de revogação dos dois títulos foi feita pela Comissão para Implementação de Medidas de Memórias, Verdade e Justiça na UFPel. A comissão foi criada depois de o Ministério Público Federal (MPF) ter solicitado à UFPel esclarecimentos sobre ações voltadas à memória do período da ditadura e questionado se a instituição concedeu honrarias ou títulos honoríficos a pessoas vinculadas ao regime militar.

A votação foi unânime. Agora a proposta será discutida pelo Conselho Diretor da Fundação, em reunião ainda sem data para ocorrer.

Desde 2015, várias universidades públicas brasileiras revogaram títulos de doutor honoris causa concedidos a autoridades dos governos militares (1964-1985).

Em 2022, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revogou os títulos de honoris causa concedidos aos ex-presidentes Arthur da Costa e Silva e Emílio Garrastazu Médici (1970).

No início do ano, o MPF recomendou que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) revogue os títulos dados aos ex-presidentes Arthur da Costa e Silva (1967-1969) e Humberto de Alencar Castello Branco (1964-1967).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo divulga lista com os alimentos que compõem a nova cesta básica
Descriminalizar porte de maconha via Supremo seria “invasão de competência”, diz presidente do Senado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play