Terça-feira, 17 de maio de 2022

loader

Vacinação segue neste final de semana para porto-alegrenses a partir de 12 anos

A Prefeitura de Porto Alegre preparou uma série de ações especiais para a vacinação contra a covid-19 neste final de semana. Com a imunização disponível para todos os adolescentes com 12 anos ou mais no sábado (25) e domingo (26), a população pode buscar os locais para receber a primeira, segunda e terceira dose. No sábado, das 9h às 16h, ocorre o Gre-Nal da Vacinação, no Estádio Beira-Rio e na Arena do Grêmio, além do Shopping Total.

A vacinação, tanto na Arena quanto no Beira-Rio, irá ocorrer dentro do estádio. Não será drive-thru. Mas quem for de carro, terá estacionamento cortesia. No domingo, a Unidade Móvel de Saúde leva a vacinação até a comunidade do bairro Sarandi, na Escola Municipal Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (rua Xavier de Carvalho, 274 – Sarandi), das 9h às 13h.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF.

Segunda dose – Haverá aplicação de segunda dose de todos os imunizantes. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 31 de julho. Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 28 de agosto (Coronavac) e 17 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Dose de reforço – Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 24 de março e aquelas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, até 27 de agosto. São considerados os seguintes critérios para a aplicação da dose de reforço em imunossuprimidos:

– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Onde se vacinar no sábado (25)

– Estádio Beira-Rio – acesso pela rua Nestor Ludwig (atrás do Centro de Eventos) – Praia de Belas. Horário: 9h às 16h
– Arena do Grêmio – rua Ricardo Seibel de Freitas Lima (acesso pelo portão 2, coxia D) – Humaitá. Horário: 9h às 16h
– Shopping Total – avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta. Horário: 9h às 16h

Onde se vacinar no domingo (26)

Unidade Móvel de Saúde instalada na Escola Municipal Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (rua Xavier de Carvalho, 274 – Sarandi), Horário: das 9h às 13h.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Bolsonaro diz que Michelle se vacinou nos Estados Unidos
Dmae trabalha para amenizar desabastecimento na Ilha do Pavão
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play