Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Vacinados que receberam imunizante diferente na 2ª dose reclamam de problema na emissão on-line de certificado

Pessoas que usaram um imunizante diferente na 2ª dose reclamam de problema na emissão de certificado de vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde.

Todas as pessoas que já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) podem emitir o certificado de vacinação. Por todo o País, há municípios que passaram a exigir o documento para determinados locais ou tipos de evento. O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.

O relato de problemas ocorre principalmente com quem tomou a primeira dose da AstraZeneca e, por falta do mesmo imunizante disponível, acabou tomando uma dose da Pfizer, como previsto pelo governo nestes casos.

Abaixo, veja outras dúvidas sobre o certificado:

1) O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o histórico de cada pessoa, ele pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.

Você também encontra no aplicativo o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o documento de identificação do usuário do SUS. Atualmente, o Conecte SUS apresenta somente os dados da vacinação contra a Covid-19. Dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente, de acordo com os responsáveis pelo aplicativo.

2) Como usar e fazer o cadastro?

Você pode baixar o aplicativo gratuitamente no seu smartphone ou pode acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões para os sistemas operacionais iOS e Android.

Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser aberta com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

3) Quem envia os dados sobre doses para o Conecte SUS?

Segundo o Ministério da Saúde, as informações contidas no aplicativo são enviadas por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). As informações são disponibilizadas em até 72 horas após o envio dos registros para a rede nacional. Isso vale também para os dados sobre as doses da vacina contra a Covid-19.

4) Minha dose não entrou no sistema, o que eu faço?

O ministério diz que é preciso procurar o local de vacinação, a secretaria estadual ou a municipal de saúde para solicitar o registro. Segundo o ministério, as doses devem constar no sistema em até 10 dias após a data da vacinação. Para mais orientações, o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo, através do menu “Fale com o Conecte SUS”.

5) O que são o certificado de vacinação e a carteira de vacinação?

O aplicativo permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos.

O “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do novo coronavírus. O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código.

O documento consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da Janssen. Ele pode ser emitido também em inglês ou espanhol.

Ele também pode ser emitido em uma versão PDF em formato que possibilita a impressão.

O documento, que também pode ser baixado pelo site do Conecte SUS, é uma opção para comprovar a conclusão do esquema vacinal em viagens internacionais e, em território nacional, pode ser usado, por exemplo, no Rio de Janeiro.

Além do certificado, o aplicativo e o site também permite a emissão da carteira de vacinação.

“A Carteira de Vacinação Digital permitirá a visualização de todos os imunizantes aplicados no cidadão e que sejam registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). No entanto, a Carteira é preenchida de forma gradativa, possibilitando atualmente a visualização e emissão apenas dos dados da vacinação contra a Covid-19”, informou o ministério.

Ou seja, no futuro, todas as vacinas aplicadas para as demais doenças estarão registradas nesta carteirinha virtual.

6) Como emitir o certificado de vacinação ou a carteira de vacinação?

Você pode obter os dois documentos tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Também é possível baixar os documentos no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses.

Certificado nacional de vacinação:

No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’. Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses). Em seguida, clique em ‘certificado de vacinação’ – essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal.

O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol. Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.

Carteira de vacinação:

No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’. No final da página, clique em ‘carteira de vacinação digital’ – o documento traz dados da pessoa que tomou a vacina e as doses administradas, data, lote e local de vacinação. É possível obter a carteira de vacinação mesmo sem ter tomado as duas doses.

7) O “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” pode ser usado em viagens internacionais?

Sim. “O cidadão pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar, a exemplo de viagens internacionais, onde alguns países que reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território, visto que ainda não tem uma definição de um certificado internacional”, de acordo com o ministério da Saúde.

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