Sábado, 27 de abril de 2024

Veto de Bolsonaro ao repasse de 3 bilhões de reais para o setor cultural deve ser derrubado, diz presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quinta-feira (5) que Congresso deve derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que criaria a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e autorizaria o repasse de R$ 3 bilhões anuais para estados e municípios aplicarem em atividades culturais.

O benefício valeria até 2027. Ele foi desenhado como forma de minimizar o impacto econômico no setor cultural do país. Em seu veto, Bolsonaro alegou que o projeto é “inconstitucional e contraria ao interesse público”.

Antes dessa matéria, em abril o presidente tinha vetado uma proposta parecida, a chamada Lei Paulo Gustavo, que previa o repasse de recursos do FNC (Fundo Nacional de Cultura) para o incentivo à cultura.

Ambos os vetos ainda serão analisados pelo parlamento. Segundo Pacheco, a tendência é de que eles não sejam mantidos. “Imagino que, pela força que esses projetos ganharam no âmbito do Congresso Nacional, a boa aceitação junto aos parlamentares, pode sim haver tendência pela derrubada do veto”, destacou Pacheco.

“Mas isso é algo que não é decisão da presidência do Congresso, e sim da maioria de senadores e de deputados. Todos esses vetos serão democraticamente submetidos em uma sessão do Congresso Nacional, que será marcada oportunamente”, acrescentou o parlamentar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

WhatsApp aumentará limite de grupos para até 512 pessoas após eleições
Prefeitura de Porto Alegre inicia processo de demolição do prédio que abrigava antiga Smic
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play