Terça-feira, 18 de janeiro de 2022

loader

Viaduto dos Açorianos será liberado para o trânsito nesta terça em Porto Alegre; confira as alterações

A abertura total para o trânsito no Viaduto dos Açorianos, no Centro de Porto Alegre, ocorre nesta terça-feira (28). Marcada para as 7h, a liberação acontece após a conclusão da obra de recuperação estrutural pela qual a construção passou. Ao todo, está sendo investido R$ 1,5 milhão na intervenção, segundo a prefeitura.

Conforme o Executivo Municipal, a obra de recuperação estrutural é a maior já realizada nos 47 anos do Viaduto. A construção recebeu a recuperação de pilares e vigas, tratamento da armadura e do concreto e de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central e lajes de transição. Foram substituídos, ainda, os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação e os drenos de escoamento de água.

Mudança no tráfego 

De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), haverá mudanças no trânsito na região do Centro em razão da liberação do Viaduto dos Açorianos. Os condutores que se deslocam no sentido Sul-Norte, pela avenida Praia de Belas, podem cruzar a av. Loureiro da Silva pelo viaduto em direção ao Centro. Da mesma forma, veículos que vêm da região central da Capital poderão seguir pela av. Borges de Medeiros em direção à Zona Sul.

“Com a entrega, retornam ao fluxo original os itinerários do transporte coletivo e o fluxo das alças Leste e Oeste, que terão seu sentido invertido, retornando ao traçado anterior ao serviço de manutenção do viaduto”, destaca o diretor-técnico da EPTC, Flávio Caldasso. Os cruzamentos criados também serão desfeitos e os dois semáforos instalados para as alterações serão retirados.

Para a liberação do Viaduto dos Açorianos, foram implantadas 41 placas (incluindo placas aéreas) e realizados 405 metros quadrados de pintura em sinalização viária. Na noite desta segunda-feira (27) serão realizadas mais alterações na sinalização horizontal atual e, posteriormente à liberação, será complementada a revitalização do projeto viário da ciclovia da av. Loureiro da Silva e de toda a sinalização nas alças de acesso ao Viaduto.

Os agentes da EPTC vão monitorar a circulação no local e orientar os motoristas para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deputados aprovam mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias para governo bancar programa social
“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz Petrobras sobre alta da gasolina
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play