Terça-feira, 19 de março de 2024

A polícia gaúcha investiga fraudes na emissão de laudos para a produção de placas de veículos no padrão adotado pelo Mercosul

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Hot Stamp para combater os crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso em detrimento do Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul). Na ação, realizada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública e Ordem Tributária, foram cumpridas 60 ordens judiciais em 37 municípios do Estado.

Segundo os delegados André Lobo Anicet, Max Otto Ritter e Marcus Vinícius da Silva Viafore, as investigações iniciaram após denúncia feita à Polícia Civil pelo Detran-RS. “Existe a possibilidade de que um técnico em mecânica tenha expedido laudos de capacidade técnica fraudulentos em favor de ao menos 55 empresas interessadas em se credenciar junto ao Departamento Nacional de Trânsito para a emissão de placas veiculares no novo padrão adotado pelo Mercosul, o qual será implantado, aqui no Estado, a partir de 17 de dezembro de 2018”, relatou a Polícia Civil.

Os delegados ressaltaram que a direção técnica do Detran-RS percebeu os indícios de fraude, já que as fotos dos equipamentos de estampagem dos brasões do município inseridas no laudo de capacidade técnica eram semelhantes em todos os documentos emitidos pelo técnico em mecânica. Acredita-se que a fraude se deve ao fato de as empresas prestadoras desse serviço, na época da emissão dos laudos, estarem questionando a legalidade e a necessidade da estampagem do brasão do município nas placas veiculares padrão Mercosul.

Nesta quinta-feira, foram cumpridos 59 mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios gaúchos de Alvorada, Antônio Prado, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Canoas, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Farroupilha, Feliz, Gramado, Guaíba, Guarani das Missões, Horizontina, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Selbach, Tapera, Taquari, Tenente Portela, Venâncio Aires, Veranópolis e Viamão.

Uma medida cautelar consistente na suspensão de atividade de natureza econômica de um profissional técnico em mecânica, estabelecido na Região Noroeste do Estado, também foi cumprida na ocasião. Cerca de 180 policiais civis de todo o Rio Grande do Sul participaram da operação, que teve como objetivo localizar e apreender documentos, entre outros elementos de informação, quanto à autoria e materialidade dos crimes investigados pela polícia.

“Durante os cumprimentos, em diversos lugares alvos, foi constatado que as máquinas que estavam nas empresas não seriam as mesmas descritas nos laudos para credenciamento das fábricas de placas e tarjetas”, concluiu o delegado Anicet.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Quase 90% dos materiais descartados nos contêineres de coleta seletiva de lixo em Porto Alegre não podem ser reciclados ou comercializados
Vendas do Porto Verão Alegre 20 anos começam na próxima semana
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play