Quinta-feira, 28 de março de 2024

A vacinação contra o sarampo nas universidades de Porto Alegre começa nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará nesta segunda-feira (26) a vacinação contra o sarampo em universidades de Porto Alegre para imunizar pessoas na faixa etária dos 17 aos 29 anos. Até 4 de dezembro, serão feitos sete roteiros de vacinação, sempre no turno da noite, de acordo com a prefeitura.

A ação integra o plano de enfrentamento contra o sarampo da Secretaria de Saúde, que até meados de dezembro promoverá a vacinação de adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos em pontos estratégicos: escolas, quartéis e universidades. A intenção é aumentar a cobertura vacinal e diminuir o risco de transmissão do vírus causador da doença.

A vacinação será realizada por equipes da Atenção Primária de Saúde. Havendo condição para circular nos campi, um ônibus da Secretaria será o local utilizado para vacinar os jovens. Na impossibilidade de circulação do veículo, a universidade destinará um local adequado para a ação. A orientação é levar a caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal de cada pessoa e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), se possuir.

Cronograma e locais:

26/11, segunda-feira: Centro Metodista IPA, rua Cel. João Pedro Salgado, 80, das 18h às 20h; 27/11, terça-feira: Uniritter Zona Sul, rua Orfanatrófio, 555, das 18h às 20h; 28/11, quarta-feira: Uniritter Zona Norte, avenida Manoel Elias, 2001, das 18h às 20h; 29/11, quinta-feira: Pucrs, avenida Ipiranga, 6681, das 18h às 20h; 30/11, sexta-feira: UFSCPA, rua Sarmento Leite, 245 – das 18h às 20h; 3/12, segunda-feira: Ufrgs – Centro, rua Paulo Gama, 110, das 18h às 20h; 4/12, terça-feira, Ufrgs campus Agronomia, avenida Bento Gonçalves, 9500, das 17h às 20h.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar esses sintomas.

A transmissão da doença ocorre diretamente de pessoa para pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Por isso, quem reconhece os sintomas do sarampo precisa consultar um médico. Se a doença for confirmada, deve evitar o contato com pessoas não infectadas. Ficar em locais fechados junto com uma pessoa doente facilita a transmissão do vírus do sarampo.

O vírus ainda circula por não ter uma população completamente imune. Os surtos de sarampo ocorrem devido a fluxos de pessoas suscetíveis à doença, ou seja, que não foram imunizadas, e também à diminuição da cobertura vacinal nos últimos anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Três líderes do ranking e 24 atletas do top 10 mundial disputam a 33ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre
Nomes de destaque do cenário local participam do Fórum “Desenvolvimento Sustentável no Sul do Brasil”, que acontece dia 03 de dezembro, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play