Aumenta o preço do estacionamento na Área Azul em Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre informou que, a partir desta segunda-feira (15), a Área Azul de Porto Alegre tem nova tarifa, prevista no Decreto 20.063/18, de setembro deste ano. Para cada meia hora, o valor do estacionamento passa de R$ 1 para R$1,05, segundo variação do Índice de Preços ao Consumidor.

A adequação dos parquímetros deve se estender por até 15 dias. A reprogramação dos equipamentos será gradual. Em razão disso, algumas regiões da cidade podem estar com o serviço ativo com o valor antigo e outras com o preço novo, com 5 centavos de reajuste a cada meia hora. “A alteração será feita ao longo da segunda quinzena de outubro, mas, até o fim do mês, todos os equipamentos estarão programados com o valor reajustado, conforme o IPC-A do período”, explicou a diretora administrativa e financeira da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Milene Hartmann.

Ela lembrou que a região do Centro 1, que passa pela substituição dos equipamentos pela empresa Zona Azul Brasil, está com o serviço de estacionamento rotativo desativado desde o início dos trabalhos, em 18 de setembro. A previsão é de que a substituição seja concluída até o dia 24 de outubro, quando o serviço deverá voltar a operar já com a nova tecnologia e valor.

As funcionalidades da nova Área Azul de Porto Alegre, conforme a prefeitura, são: o pagamento no equipamento por meio de cartões de crédito, débito, moedas e também por aproximação, conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), dependendo da plataforma bancária do usuário; pagamento por meio de aplicativo gratuito para smartphone com cartões de crédito, débito e boleto bancário; haverá postos de venda credenciados que aceitarão dinheiro para a emissão do tíquete avulso do rotativo; os valores adquiridos nos parquímetros ou pontos de vendas poderão ser ativados por SMS gratuito ou pelo telefone pela central de relacionamento; a fiscalização também se atualizou e será realizada de forma eletrônica pela consulta das placas.

Instalação

O Centro Histórico de Porto Alegre começou a receber, no dia 18 de setembro, a nova Área Azul da cidade. Na ocasião, o prefeito Nelson Marchezan Júnior esteve na rua Sete de Setembro, na altura do número 555, onde foi instalado o primeiro equipamento e realizada a pintura da sinalização horizontal.

O prefeito observou que Porto Alegre está desde 2010 operando os parquímetros de maneira transitória e agora poderá entregar para a população um serviço de qualidade. “A Área Azul democratiza o espaço público e movimenta o comércio. É uma forma de melhorar a vida das pessoas que precisam estacionar e daquelas que querem ver seus comércios lotados”, disse.

A região central concentra 38% dos 220 parquímetros de Porto Alegre e 33% das cerca de 4,2 mil vagas de estacionamento da cidade. A empresa Zona Azul Brasil, que explora a área, também realizou a pintura de faixas de segurança a pedido do prefeito.

O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, destacou que o serviço está sendo realizado para beneficiar a população: “Esta é uma entrega para Porto Alegre. Teremos uma cidade mais limpa e melhor cuidada”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *