Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil acusa Maduro de cometer atos violentos na fronteira

Itamaraty chamou o governo de Maduro de ‘regime ilegítimo do ditador’. Foto: Reprodução

O Itamaraty expressou, na madrugada deste domingo, sua “condenação mais veemente” contra os “atos de violência cometidos pelo regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro” nas fronteiras da Venezuela com Brasil e Colômbia.

Trata-se da primeira reação oficial do Governo de Jair Bolsonaro à crise na fronteira que ocorreu no sábado, dentro da operação coordenada chamada “Dia D”, convocada pelo autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó para receber doações de outros países.

Para o governo brasileiro, esses incidentes violentos são um “brutal atentado aos direitos humanos, que nenhum princípio do direito internacional remotamente justifica e diante do qual nenhuma nação pode calar-se”.

Leia a nota na íntegra:

“O Governo do Brasil expressa sua condenação mais veemente aos atos de violência perpetrados pelo regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro, no dia 23 de fevereiro, nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Colômbia, que causaram várias vítimas fatais e dezenas de feridos. O uso da força contra o povo venezuelano, que anseia por receber a ajuda humanitária internacional, caracteriza, de forma definitiva, o caráter criminoso do regime Maduro. Trata-se de um brutal atentado aos direitos humanos, que nenhum princípio do direito internacional remotamente justifica e diante do qual nenhuma nação pode calar-se.

O Brasil apela à comunidade internacional, sobretudo aos países que ainda não reconheceram o Presidente encarregado Juan Guaidó, a somarem-se ao esforço de libertação da Venezuela, reconhecendo o governo legítimo de Guaidó e exigindo que cesse a violência das forças do regime contra sua própria população.”

Ministério das Relações Exteriores

Leia mais:

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Jornal da Pampa

DIVULGADA A ORDEM DOS ADVERSÁRIOS DE INTERNACIONAL E GRÊMIO NO BRASILEIRÃO
Sívori Sarti da Silva é nomeado diretor-geral do Daer
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play