Sexta-feira, 29 de março de 2024

Delegação gaúcha reúne 250 atletas para os Jogos Escolares da Juventude

Com o encerramento das seletivas do Cergs (Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul) e dos Jergs (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), está definida a delegação gaúcha para os JEJ (Jogos Escolares da Juventude). Serão 250 alunos-atletas que, entre os dias 12 e 25 de novembro, irão defender o Estado em Natal, no Rio Grande do Norte.

Os JEJ são organizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), reunindo em uma grande competição nacional 14 modalidades olímpicas (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). As provas são divididas em duas categorias (12 a 14 e 15 a 17 anos) e em dois naipes (feminino e masculino). A etapa nacional reúne 7 mil alunos, de cerca de 40 mil escolas de 3.950 cidades brasileiras.

As últimas vagas do Rio Grande do Sul foram decididas na terça (23) e quarta-feira (24), com as provas de natação e ginástica rítmica, ambas pelo Cergs. O campeonato é promovido pela Sedactel (Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer) e reúne as escolas particulares do Estado. Os vencedores da competição disputam vagas nacionais com os campeões dos Jergs, que congrega as escolas públicas gaúchas e é promovido pela Seduc (Secretaria da Educação).

Dupla gaúcha garante três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude

A judoca Duda Vaz e o nadador Lucas Peixoto foram responsáveis por conquistar três das 13 medalhas brasileiras nos Jogos Olímpicos da Juventude, que ocorreram em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 6 de 18 de outubro. O evento reuniu atletas de 208 nações, entre 14 e 18 anos.

Natural de Canoas, Duda Vaz garantiu a única medalha brasileira no judô, com o bronze na categoria meio-pesado (até 78kg). Já o porto-alegrense Lucas Peixoto ficou com duas pratas, nos revezamentos 4×100 livre masculino e misto.

Os dois atletas treinam no Grêmio Náutico União e já marcaram participações no Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul, que acontece anualmente com todas as escolas particulares do Estado e é promovido pela Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Duda Vaz participou das edições de 2015 e 2016, enquanto Peixoto competiu em 2015, 2016 e 2017.

A edição de Buenos Aires foi a terceira dos Jogos Olímpicos da Juventude. Em 2010, a competição foi em Cingapura, enquanto em 2014 a sede foi em Nanquim, na China. Em 2022, o evento será em Dakar, no Senegal.

Jogos de Integração das Pessoas Idosas 

A 20ª edição dos Jogos de Integração das Pessoas Idosas do Rio Grande do Sul, realizada pelo Departamento de Esportes da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com investimentos da Lei Geral do Desporto (Lei Federal Nº 9.615/98), a Lei Pelé, acontece em Tramandaí entre os dias 8 e 11 de novembro. São esperados em torno de 1.500 idosos durante as atividades.

Representantes da Sedactel e da FGJAI (Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos) definiram os últimos detalhes para a realização das disputas. O evento conta com o apoio de cerca de 80 voluntários, sendo 50 universitários e 30 da comissão organizadora do evento. As modalidades desenvolvidas durante o evento serão: câmbio, basquete, handebol recreação e dança. Além disso, também haverá caminhada pelas ruas de Tramandaí.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Os buracos nas ruas de Porto Alegre atormentam os motoristas
Veja o que abre e o que fecha no domingo do segundo turno das eleições 2018
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play