Jovens cientistas de 22 países vão participar de evento no Rio Grande do Sul

A 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, considerada a maior feira do gênero da América Latina, terá representantes de 22 países e de todos os Estados brasileiros. O evento reúne jovens cientistas entre os dias 23 e 25 de outubro na Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Além da feira, ocorrerá em paralelo o Siet (Seminário Internacional de Educação Tecnológica), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica. No total, serão 755 projetos, sendo 420 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 335 na Mostratec Júnior (fundamental com 263 e infantil com 72).

Estão inscritos os seguintes países: Brasil, África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Premiações

Os prêmios e incentivos educacionais serão oferecidos por 33 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições parceiras estão: APM, Intel, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, AD Liberato, Braskem, Killing, SKA, Executive, Assembleia Legislativa RS, Informatize, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Unopar, Ftec, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, TopWay, Aurora Educacional e Menção Honrosa Unesco.

A feira estará aberta ao público das 13h30min às 21h, com entrada franca. Mais informações no site da Mostratec.

Colégios Tiradentes da Brigada Militar é destaque no ensino do Estado

Os CTBM (Colégios Tiradentes da Brigada Militar) conquistaram posição destacada no cenário do ensino no Rio Grande do Sul. As instituições de ensino espalhadas pelo Estado conquistaram as primeiras colocações no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017, publicado no início de setembro pelo MEC (Ministério da Educação).

O Ideb é o principal indicador de qualidade educacional no Brasil, representado numa escala de 0 a 10. Ele combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), trazendo informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Os resultados do Colégio Tiradentes no ranking das melhores escolas públicas de ensino médio do RS: 1º lugar
CTBM/Passo Fundo (Cód. escola INP – 43296050): Ideb 6,6; 2º lugar CTBM/Porto Alegre (Cód. escola INP – 43108105): Ideb 6,4; 3º lugar CTBM/Santa Maria (Cód. escola INP – 43295070): Ideb 6,2; 4º lugar CTBM/Ijuí (Cód. escola INP – 43361340): Ideb 6,1; 4º lugar CTBM/Pelotas (Cód. escola INP – 43000304): Ideb 6,1; 7º lugar CTBM/São Gabriel (Cód. escola INP – 43361315): Ideb 5,4.

De acordo com o diretor de Ensino da Brigada Militar, Ronaldo Buss, “o processo de ensino-aprendizagem busca valorizar princípios éticos e morais, o respeito à individualidade e também à coletividade”. Além disso, “os alicerces institucionais da hierarquia e disciplina propiciam aos alunos um ambiente equilibrado e favorável ao desenvolvimento das potencialidades intelectuais”.

Aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Tiradentes em Porto Alegre, Camila Pedotti Romanenco, de 17 anos, contou que se sente plenamente preparada para prestar em breve o vestibular para psicologia. “A base oferecida pela instituição, não só as disciplinas, mas também o cuidado conosco, as atividades oferecidas, o incentivo à integração, a infraestrutura, tudo isso é um diferencial importante na minha formação”, afirmou.

Preparar jovens para o futuro

A unidade de ensino na capital foi criada na década de 1980 com o objetivo de preparar jovens para ingressar na carreira de oficiais da BM. Após apresentar resultados satisfatórios ao longo do tempo, como ajudar os estudantes a ingressar nas principais universidades do Estado e conquistar boas notas no Enem, foram criadas escolas em Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Ijuí, São Gabriel e Pelotas. O Tiradentes é um colégio público estadual que oferece ensino médio e o ingresso de alunos é feito mediante processo seletivo (aberto anualmente).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *