Morre o professor emérito da Ufrgs e cientista Francisco Mauro Salzano

Morreu na madrugada desta sexta-feira (28), aos 90 anos, em Porto Alegre, o professor emérito da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Francisco Mauro Salzano. Cientista destacado no mundo inteiro, ele publicou centenas de artigos científicos e dezenas de livros. Salzano era membro das academias de ciências dos EUA e do Brasil e formou dezenas de mestres e doutores.

Foi o fundador do departamento de genética da Ufrgs e do programa de pós-graduação em genética. Além de seus feitos acadêmicos e científicos, era conhecido por seu enorme senso de justiça e humanidade.

A porta do seu gabinete no departamento de genética ficava sempre entreaberta para receber a todos, do mais inexperiente estudante ao mais notório cientista. Trabalhou com afinco e dedicação até o último mês, quando teve de ser hospitalizado. Deixa uma legião de pessoas profundamente inspiradas por ele.

No último Congresso Internacional de Genética, haveria uma homenagem a ele, mas não pôde comparecer. O velório ocorre na Capela 7 no Cemitério João XXIII, na Capital, e o funeral está marcado para as 18h30min.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *