O Detran lançou um novo portal de educação para o trânsito no Rio Grande do Sul

Um simpático cachorrinho chamado Buzina é o personagem principal de um jogo que vai ensinar às crianças lições de educação para o trânsito. O jogo on-line é só uma das novidades que o novo Portal de Educação para o Trânsito traz para crianças, professores e outros agentes multiplicadores. O portal foi apresentado na manhã desta quinta-feira (20) para parceiros, com a presença da direção do Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul).

Além do jogo com a Turma do Buzina, que vem com orientações pedagógicas de como utilizá-lo em aula, o portal concentra todo material disponibilizado pelo Detran-RS para professores e multiplicadores, cursos da Escola Pública de Trânsito, notícias da área, vídeos, dicas e outros recursos pedagógicos. Como aprimoramento do antigo site, o novo portal possui a opção de acesso por perfil de visitantes e a responsividade para acesso através de celulares.

“O portal foi pensando para contribuir com a ampliação e a capilaridade de acesso ao conhecimento e a informações na área de trânsito e educação”, explica a chefe da Divisão de Educação do Detran-RS, Lais Silveira. “Com o portal, podemos atender o maior número possível de pessoas, oferecendo um volume maior de informações com agilidade, de forma atraente e interativa”, completou.

A diretora institucional, Juliana Oliveira da Silva comemorou o lançamento do portal, que vem sendo gestado na Autarquia desde 2013. “Pra mim, hoje, é um dia de festa. Esse é mais um produto que entregamos à sociedade, resultado de parcerias bem-sucedidas, parceiros externos e o privado. Costumo dizer sempre que funcionamos como uma engrenagem, cada um faz um pouco para concretizarmos os sonhos”, observou.

O lançamento do portal está em consonância com os pilares da Autarquia para 2019, que são educação, tecnologia e atendimento ao público.

Calendário de licenciamento de veículos

O Detran-RS publicou na quarta-feira (19), no Diário Oficial do Estado, o calendário de licenciamento de veículos 2019. A Portaria 666-2018 estabelece as datas-limite para transitar com o documento de 2018. Assim como nos últimos três anos, com a antecipação, as datas do pagamento do IPVA não coincidirão com o calendário de licenciamento do Detran-RS. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deverá ser pago por todos até 28 de dezembro, com descontos, ou até abril de 2019, mas a validade do licenciamento varia conforme a placa: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4,5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.

O licenciamento do veículo é composto por três itens: IPVA, seguro obrigatório DPVAT e taxa de expedição do documento. Somente após a quitação desses três valores e de eventuais multas vencidas o veículo estará licenciado para o exercício 2019 e será emitido o novo documento de licenciamento (CRLV).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *