Quinta-feira, 28 de março de 2024

O governador eleito anunciou o seu vice como o novo secretário de Segurança Pública do RS. Ele também divulgou outros nomes da área, inclusive a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil

O governador eleito, Eduardo Leite, anunciou na tarde desta quinta-feira (20) o seu vice, o delegado Randolfo Vieira Junior (PTB), como novo secretário de Segurança Pública do RS. O anúncio vem após José Mariano Beltrame declinar do convite para assumir a pasta. Eduardo Leite também anunciou outros nomes para a composição do seu governo.

Segurança Pública

Delegado Randolfo Vieira Junior vai acumular pasta da Segurança. (Foto: Twitter/Reprodução)

Ranolfo é formado em Direito pela Unisinos (Universidade Vale dos Sinos), com pós-graduação no curso superior de Formação de Delegados de Polícia pela Academia da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Delegado desde 1998, foi secretário de Segurança de Canoas e concorreu, em 2014, a deputado estadual, mas não se elegeu.

Em julho de 2017 chegou a ser anunciado como pré-candidato ao governo do Estado pelo PTB, mas, devido à uma aliança feita pelo seu partido com o PSDB, acabou sendo indicado para vice na chapa de Eduardo Leite.

Brigada Militar

O coordenador-geral da Brigada, coronel Mario Ikeda. (Foto: Everton Ubal/BM)

Para a Brigada Militar, Eduardo Leite escolheu manter no comando o coronel Mario Ikeda. Ikeda foi comandante do 15ª BPM, em Canoas, gerente de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do RS durante a Copa do Mundo 2014, atuou na Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Pan e Para-Pan Americanos, atuou na Secretaria Especial de Segurança de Grandes Eventos durante a Copa das Confederações e foi comandante do Comando de Policiamento da Capital, além de ser o atual comandante.

Chefia de Polícia

A futura Chefe de Polícia Nadine Anflor. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Polícia Civil contará, pela primeira vez, com uma mulher chefe de polícia. A delegada Nadine Anflor tem ampla experiência em casos de violência contra a mulher, foi a primeira mulher a presidir a associação do setor no Rio Grande do Sul e coordenou todas as delegacias especializadas do Estado, que é referência no combate a esse tipo de delito.

Nadine é formada em Direito pela UPF (Universidade de Passo Fundo) e pós-graduada em Direito Público e Direito Sanitário. É delegada da Polícia Civil desde 2004. Foi durante mais de seis anos titular da Delegacia de Atendimento à Mulher em Porto Alegre. Foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul.  Atualmente é diretora da divisão de de assessoramento do Departamento de Polícia Metropolitana.

IGP

A atual e futura coordenadora-geral do IGP, Heloísa Helena Kuser. (Foto: Reprodução/Facebook)

O IGP (Instituto Geral de Perícias) continuará sob a direção de Heloísa Helena Kuser – que também foi pioneira como a primeira mulher a ocupar o cargo. São órgãos de execução do instituto, sob a coordenação da sua supervisão técnica, os departamento de Criminalística, Médico-Legal e de Identificação, além do Laboratório de Perícias.

Heloísa é perita criminal com formação na área de Biologia, foi coordenadora-geral de treinamento e capacitação da Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ela também integra o Comitê Gestor da Rede Integrada do Banco de Perfis Genéticos  representando o Ministério da Justiça.

Casa Militar

O atual chefe do Estado Maior e futuro chefe da Casa Militar, coronel Rocha. (Foto: Everton Ubal/BM)

O atual chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, é bacharel em Direito, especialista em Políticas e Gestão da Segurança Pública. Foi comandante de Pelotões de Operações Especiais, comandante de Tropa Especializada com uso de cães, chefe da Seção de Ensino da Academia de Polícia Militar, oficial revisor de Normas Internas da Corporação, chefe de Gabinete do Comando-Geral, do subcomandante geral e do chefe do Estado- Maior da BM e da Secretaria-Executiva do Comando da BM. O coronel Rocha também participou diretamente da Operação Copa do Mundo FIFA 2014, foi sub-corregedor da BM e diretor do Departamento e Controle Integrado da SSP, entre outros. (Letícia Castro e Fabiane Christaldo/O Sul)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Prefeitura de Porto Alegre lança campanha que visa dar início gradual à retirada do morador de rua. Clube de Criação do RS e ARP assinam as peças publicitárias que ganharão espaço na mídia local
Vereadores proibiram a distribuição e a venda de canudos de plástico em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play