Sábado, 20 de abril de 2024

O Procon do Rio Grande do Sul orienta os consumidores sobre como evitar problemas na Black Friday

O mês de novembro é marcado pela Black Friday, quando as empresas e prestadores de serviços oferecem descontos em suas mercadorias ou atividades. Para evitar problemas e criar dívidas indesejadas, o Procon RS elaborou algumas dicas para o consumidor aproveitar as ofertas.

A data, que já se tornou fixa no calendário do comércio brasileiro e foi inspirada nos Estados Unidos, é a chance de antecipar as compras de Natal por um menor custo.

Neste ano, a campanha ocorre na sexta-feira (23) e algumas marcas e companhias ficam até uma semana com descontos.

Confira as dicas: 1. Não caia em roubada. Fique atento se os descontos oferecidos são reais ou custam “metade do dobro”; 2. Exija sempre a nota fiscal para comprovar a relação de consumo e ter direito à garantia do produto e/ou serviço; 3. Produtos com problemas devem ser encaminhados para a assistência técnica e o reparo deve ser feito em até 30 dias; 4. Fique atento às compras pela internet, busque informações sobre os sites no Sindec Nacional ou consumidor.gov; 5. Quando acessar um site de compras, verifique se tem cadeado de segurança e mantenha o antivírus atualizado; 6. Evite clicar em anúncios que chegam por e-mail ou redes sociais. Oportunistas aproveitam a data para enviar mensagens falsa com nomes de empresas conhecidas; 7. É obrigação do fornecedor garantir o que foi prometido no site ou anúncios; 8. O consumidor pode exercitar seu direito de arrependimento de compra feita pela internet no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto; 9. Documente todos os passos da compra virtual, inclusive com o e-mail do fornecedor, para casos de troca ou não recebimento do produto; 10. Foi enganado? Procure os órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor na internet.

Procon de Porto Alegre divulga pesquisa de preço de produtos da Black Friday

O Procon Porto Alegre divulgou recentemente a tabela de preços dos produtos que costumam ser mais vendidos durante a Black Friday, evento de descontos no varejo brasileiro que será realizado em 23 de novembro. Segundo a coordenadora de Relações Institucionais do Procon Porto Alegre, Raquel Mambriné, é importante que o consumidor acompanhe desde agora o preço do produto que deseja adquirir. “Caso detecte que a publicidade é enganosa, poderá de imediato denunciar ao Procon Municipal”, avisa. A consulta pode ser feita em proconpoa.rs.gov.br.

O monitoramento ocorre nas lojas online e, na data oficial da promoção, fiscais do Procon Municipal estarão presentes no comércio físico. Não é obrigatória a equiparação de preços entre lojas físicas e online. Entretanto, a prática tem se demonstrado comum na busca de fidelização de consumidores.

O atendimento do Procon Porto Alegre é exclusivo para residentes no município, que podem registrar reclamações pelo site ou pessoalmente, na rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h, por ordem de chegada, bem como 11 fichas de agendamento prévio realizadas pelo site. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

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