O setor hoteleiro de Porto Alegre espera uma boa movimentação na cidade para as festas de final de ano

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas do Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região revela que a expectativa do setor hoteleiro para as festas de final de ano é especialmente positiva. Os hotéis da Capital projetam uma média de crescimento de 5% na receita durante o período. Alguns estabelecimentos apontam que o incremento pode atingir um percentual de até 30%. Para a pesquisa, representantes de 32 hotéis foram consultados.

Período marcado por festividades familiares e eventos públicos tradicionais de lazer, o Natal e o Ano-Novo devem impulsionar o turismo em todo o país, já que a delicada situação econômica nacional não impede o acréscimo no setor. Em nível nacional, o Ministério do Turismo aponta um crescimento de 2% nas viagens domésticas realizadas pelos brasileiros entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, sendo o Rio Grande do Sul um dos destinos mais buscados durante o período.

“É uma época em que muitas pessoas aproveitam para unir férias escolares e do trabalho às especiais visitas familiares e demais confraternizações, até mesmo como início do período de viagens de verão. A hospedagem se torna uma boa opção, principalmente para as famílias e grupos com maior número de integrantes. Teremos também o Réveillon na nova orla do Guaíba, com queima de fogos e tradicional baile de Ano-Novo, como mais um atrativo para os turistas”, afirma o presidente do SHPOA (Sindicato de Hotéis de Porto Alegre), Carlos Henrique Schmidt.

Balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo no Natal

A Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) divulgou o relatório referente à balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo. Os dados indicam que todos os pontos permanecem próprios para banho neste feriado de Natal. Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).

A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente, e estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100mL. Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2000 NMP/100mL. Além disso, o valor do PH deve estar na faixa de 6,0 a 9,0.
Por questões de saúde e segurança, a Smams desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre.

Confira os pontos analisados:

Belém Novo

Posto 1 (Praça Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) – Águas próprias para banho; Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – Águas próprias para banho; Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só) – Águas próprias para banho.

Lami

Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas) – Águas próprias para banho; Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) – Águas próprias para banho; Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510) – Águas próprias para banho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *