Sábado, 20 de abril de 2024

PIB da América Latina deve cair 5,3% neste ano devido ao coronavírus

A Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) apresentou nesta terça-feira (21) uma projeção do desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina diante do impacto da pandemia do novo coronavírus.

A secretária-executiva da entidade, Alicia Bárcena, afirmou que a região deve ter uma contração média de 5,3% em 2020. O Brasil teria uma queda de 5,2%. “Para encontrar uma contração de magnitude comparável, é preciso voltar até à Grande Depressão de 1930, quando houve um encolhimento de 5%, ou mesmo em 1914, de 4,9%. A situação atual é a mais grave da história da região”, afirmou.

Entre os setores que sofrerão maior impacto, ela apontou o comércio internacional e o turismo, que afeta principalmente os países do Caribe. “Estimamos que a taxa média de desemprego na região será de 11,5%, o que significa um aumento de 3,4 pontos percentuais com relação ao nível de 2019, que foi de 8,1%. Assim, o número de desempregados chegaria a 37,7 milhões de latino-americanos”, declarou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Donald Trump diz que vai suspender temporariamente imigração aos Estados Unidos diante de “inimigo invisível”
Brasil tem recorde de 407 novos casos de coronavírus em 24 horas; são 49.492 casos confirmados da doença e 3.313 mortes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play