Porto Alegre vacinará contra o sarampo em 130 escolas

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre anuncia um plano de ação para inibir o surto de sarampo que acomete a capital gaúcha. Com o objetivo de aumentar a imunização, a vacina será distribuída em todos os postos de saúde e também ofertada em 130 escolas de ensino médio do Programa de Saúde na Escola, a partir de segunda-feira, dia 22.

No total, são 30 casos confirmados em Porto Alegre, além de outros 14 que seguem em investigação. Segundo dados divulgado pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, 75,2% dos casos foram registrados na faixa etária dos 15 aos 29 anos, sendo que 70% dos casos constatados são de pessoas que não haviam se vacinado. A relação das escolas participantes será divulgada até sexta,19.

O plano prevê vacinação em universidade, verificação da situação vacinal dos profissionais de saúde da prefeitura e hospitais. “As medidas pretendem intensificar o trabalho nesta faixa etária e focar esforços no combate ao surto”, afirma o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destacando que já foram confirmadas dez mortes no Brasil. O esquema vacinal para este grupo é de duas doses. Segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde em setembro, foram registrados no Brasil 1.766 casos de sarampo, a maior parte nos estados do Amazonas (1.367) e Roraima (325), com 7.962 em investigação. Os óbitos registrados no país foram todos na região Norte (Amazonas, Roraima e Pará).

Os dois surtos acompanhados no Norte do Brasil estão relacionados à importação do vírus que está circulando no país e é o mesmo que circula na Venezuela, que enfrenta um surto da doença desde 2017. Além de Amazonas e Roraima, casos isolados foram identificados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Pernambuco, Pará, Sergipe e Rio Grande do Sul. Em nosso estado, até a Semana Epidemiológica 39 (que vai de 23 a 29/9), foram notificadas 442 suspeitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *