Quinta-feira, 25 de abril de 2024

“Robô” auxilia pessoas sobre sintomas da Covid-19 através de chat

Vamos continuar falando do coronavírus, mas agora de uma ferramenta que auxilia as pessoas a tirar dúvidas sobre possíveis sintomas do vírus sem precisar sair de casa. É um robô que responde questões da Covid-19 através de um chat. A solução foi viabilizada por parceria entre a prefeitura de Porto Alegre, duas empresas de tecnologia e o Telessaúde da UFRGS, junto com a Secretaria Municipal de Saúde.

O chat já está funcionando a cerca de uma semana. A ideia é promover o isolamento social, classificando as pessoas que não precisariam de nenhum tipo de atendimento no momento, seja porque tem um quadro leve ou não apresenta nenhum fator de risco que necessite de uma avaliação presencial. Assim, consegue-se evitar que essas pessoas tenham que ir em um local de saúde e possam se contaminar, ou então, transmitir o vírus para outras pessoas. O robô conta com seis perguntas estruturadas.

“Dependendo do que ela responde ou não, pode aparecer as seis perguntas que é o total, se ela tiver um caso grave, talvez na segunda pergunta já oriente o que ela tem que fazer, mas é o que a gente chama de árvore de decisão”, explica o Secretário Adjunto da Saúde de Porto Alegre, Natan Katz.

A partir das respostas dos usuários, o robô já está programado para fazer um encaminhamento. Caso precise de atendimento médico, ele passa as unidades de saúde mais próximas. O serviço é gratuito e pode ser usado para inúmeras avaliações pelo mesmo usuário, não há restrição de acesso. Vale lembrar que a ferramenta não faz diagnóstico, ela avalia suspeitas de coronavírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Jornal da Pampa

Coronavírus: prefeitura de Porto Alegre firma convênio para aumentar o número de leitos
Confira quem são os convidados do Pampa Debates desta segunda-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play