Tempo seco e temperaturas amenas marcam a próxima semana no Estado

O período entre 18 e 24 de outubro terá temperaturas amenas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Entre esta sexta-feira (19) e segunda-feira (22), o tempo permanecerá firme em todas as regiões. A presença de uma massa de ar seco manterá as temperaturas amenas no período noturno e com valores mais elevados durante o dia.

Tendência de 23 a 25 de outubro

Na terça-feira (23), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá o aumento nebulosidade, com temperaturas próximas de 30°C e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na quarta (24) e na quinta-feira (25), as instabilidades se afastarão e o tempo seco predominará em todo o Estado.

Os volumes previstos serão inferiores a 20 mm na maior parte da Metade Sul e na Região Metropolitana. Na Metade Norte, Zona Sul e em parte da Campanha, os totais deverão oscilar entre 20 e 35 mm na maioria dos municípios. No Alto Vale do Uruguai e no Planalto, os valores poderão alcançar 50 mm.

Previsão para Porto Alegre

A sexta-feira, 19, começou com temperatura baixa e com nebulosidade em Porto Alegre. A temperatura mínima registrada foi de 15°C. Apesar da volta do sol, a sensação de frio predominou ao longo do dia.

Neste sábado, 20, o tempo segue firme em praticamente todo o Estado devido ao avanço da massa de ar seco e frio. O sol predomina sobre na maior parte da Capital, mas as temperaturas seguem amenas e mantém a sensação de frio ao amanhecer. Neste domingo, 21, a máxima pode atingir os 26°C. Entre a noite desta sexta-feira e sábado, as rajadas de vento devem atingir a velocidade máxima de 45 quilômetros por hora.

Confira a previsão da semana para a cidade:

Sexta-feira, 19: o dia começa com céu nublado e temperatura mais amena. Durante a tarde, o tempo firma na Capital, com temperatura em gradativa elevação. O dia será ventoso com rajadas em torno de 45 quilômetros por hora. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.

Sábado, 20: massa de ar seco garante dia de sol e temperatura baixa para esta época do ano. O vento segue persistente oscilando entre os quadrantes Sul e Leste reduzindo a sensação térmica ao ar livre. Mínima de 13°C e máxima de 22°C.

Domingo, 21: dia com sol e amplitude térmica em Porto Alegre. A radiação ultravioleta pode atingir valores altos, portanto, se torna fundamental o uso de filtro solar. O vento ainda será persistente, porém com menor intensidade. Mínima de 14°C e máxima de 26°C.

Segunda-feira, 22: previsão de sol e nuvens na Capital desde cedo. O vento é calmo com rajadas fracas oscilando entre os quadrantes Leste e Nordeste. A radiação ultravioleta pode atingir valores significativos. Mínima de 16°C e máxima de 27°C.

De acordo com a Defesa Civil, o nível do Lago Guaíba está na marca de 1,50 metros no Cais do Porto e 1,30 metros na região das Ilhas na manhã desta sexta-feira, 19, dentro da normalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *