Terça-feira, 23 de abril de 2024

Uma operação especial de limpeza das ruas será realizada neste domingo de eleição em Porto Alegre

Uma operação especial será feita pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) para garantir a limpeza das ruas de Porto Alegre neste domingo (07), data do primeiro turno das eleições para presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais.

Neste ano, segundo a prefeitura, a operação vai contar com a participação de 98 garis, com o auxílio de oito motoristas, no período da manhã, das 8h às 12h, em equipes itinerantes que farão a limpeza e varrição em pontos estratégicos, como as seções de maior movimentação da cidade. Das 16h às 21h, 298 garis e 12 motoristas trabalharão na limpeza e varrição geral em todas as seções eleitorais. Os serviços que não puderem ser concluídos no domingo terão continuidade na segunda-feira (08).

“O objetivo da limpeza durante o início do pleito é combater a prática de descarte irregular de panfletos de candidatos, os conhecidos santinhos, que, embora proibidos pela legislação eleitoral no dia da eleição, ainda são distribuídos”, destacou o diretor-geral do DMLU, Renê José Machado de Souza.

O Serviço de Fiscalização do DMLU vai atuar durante o domingo com oito fiscais distribuídos em quatro regiões de Porto Alegre onde encontram-se as maiores seções eleitorais. Os fiscais estarão atentos ao descarte irregular de santinhos em via pública, com o objetivo de inibir e responsabilizar os infratores. A multa para esse tipo de descarte está em 90 UFMs, correspondente a R$ 360. Denúncias durante o horário da votação podem ser feitas pelo telefone (51) 3289- 6875.

Passe livre

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) informou que os ônibus de Porto Alegre circularão com passe livre neste domingo. Para atender a demanda atípica, as linhas terão um reforço de 27% em relação a um domingo normal.

Todas as tabelas horárias estarão disponíveis no site da EPTC no dia do pleito. A situação do trânsito será atualizada no Twitter da empresa. A avenida Padre Cacique será bloqueada junto ao TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul), no sentido Centro-bairro, entre a Barão do Cerro Largo e a José de Alencar, no sábado, das 5h às 18h30min, e no domingo, das 5h às 23h.

As regiões que concentram um número mais elevado de eleitores serão monitoradas, e os tempos dos semáforos alterados para qualificar a mobilidade conforme a necessidade, de acordo com a EPTC.

A Operação Eleições 2018 na Capital gaúcha é centralizada na Secretaria da Segurança Pública e tem a participação da prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC, além da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, TRE-RS, IGP (Instituto-Geral de Perícias), Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

A prefeitura de Porto Alegre teve a desapropriação de imóvel custeada pelo Zaffari
Justiça gaúcha determina que concessionária indenize casal por falta de energia elétrica durante o casamento
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play