Terça-feira, 18 de junho de 2024

A partir desta segunda, bancos estão autorizados a emprestar mais dinheiro a segurados do INSS

Novidade em relação a liberação do novo cartão consignado de benefício do INSS. A Instrução Normativa com as regras complementares dos consignados, finalmente, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de setembro. Dessa forma, os bancos poderão começar a fazer a liberação dos valores para os beneficiários contratantes. O novo cartão veio como um auxílio para aqueles que já usaram toda a margem dos consignados. Mas, não está disponível para todos. Confira como funciona.

O novo cartão benefício do INSS permite que aposentados, pensionistas, quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) utilizem 5% de seu benefício para a contratação de mais esse produto de crédito. Ele foi aprovado junto com a MP 1.106/2022, que agora foi convertida na Lei 14.431/2022. Porém, ainda não estava sendo pago pelos bancos e financeiras, pois faltavam algumas regulamentações complementares.

A boa notícia é que já houve a publicação da Instrução Normativa no Diário Oficial da União no dia 15 de setembro. Portanto, os bancos já estão autorizados a liberar os valores, seguindo essa regulamentação. A partir de agora, esses beneficiários terão uma margem de 45% para usar da seguinte forma: 35% para empréstimo consignado, 5% para o cartão consignado e 5% para esse novo cartão benefício.

Como se trata de um cartão consignado, o novo crédito terá desconto direto na folha de pagamento do segurado do INSS que optar por contratá-lo.

Esse novo cartão benefício terá a possibilidade da utilização na modalidade de crédito e uma parte do valor contratado poderá ser sacado em dinheiro e a outra fica como limite de compras. O pagamento dos valores contratados no novo cartão ocorre de forma direta da conta do beneficiário.

Por isso, os bancos precisam ser bem claros em relação à taxa de juros, número de parcelas e valor recebido no momento da negociação. O valor do saque em dinheiro precisa ser depositado de forma integral ao beneficiário.

Do dia 15 ao dia 19 de setembro, a Dataprev – órgão responsável pela manutenção das folhas de pagamento do INSS – faz a atualização das folhas dos beneficiários. Dessa forma, já estará disponibilizada a margem para contratar o cartão benefício. Portanto, os bancos já começarão a pagar neste 19 de setembro.

Seguro

Além disso, quem optar por ter o cartão de benefícios também estará adquirindo obrigatoriamente o auxílio funeral e seguro de vida, no valor mínimo de R$ 2 mil cada. De acordo com a Resolução, as apólices do seguro valem por dois anos a partir da sua contratação, do uso para compras ou saques, ou ainda do último desconto em folha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Jogo para computador permite que personagens tenham orientações sexuais variadas e possibilita a jogadores ter vida “fora do armário” no ambiente online
Saiba o que explica o amor dos britânicos pela sua monarquia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play