Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Aliados próximos tentam convencer Bolsonaro a passar a faixa presidencial a Lula

Aliados próximos do presidente Jair Bolsonaro tentam convencê-lo a passar a faixa para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Amigos com influência sobre Bolsonaro têm procurado demonstrar a ele que, no atual cenário de radicalização do País, essa obrigação do titular do cargo pode até mesmo soar como um “ato de grandeza” de sua parte, ajudando a aglutinar a oposição em torno de Lula.

Esse movimento foi feito, por exemplo, pelo governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas, que esteve com Bolsonaro recentemente, e pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, que chegou à Corte por indicação de Bolsonaro. O presidente nada diz a respeito. Ouve e continua calado.

Os dois “conselheiros” de Bolsonaro estiveram por trás, por exemplo, da decisão de Bolsonaro de assinar a renovação da concessão da TV Globo, além de Record e Band, pelo prazo de 15 anos. O argumento usado foi o de que Lula, uma vez no governo, faria esse gesto automaticamente. Logo, seria melhor que ele tomasse a iniciativa, em vez de deixar para o presidente eleito.

O cerimonial que organiza a posse de Lula não tem expectativa de que Bolsonaro passe a faixa presidencial. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, disse que, se Bolsonaro se dispuser a seguir o protocolo da cerimônia, Lula receberá a faixa das mãos dele. De qualquer forma, como mostrou o Estadão, Janja e o PT estão organizando um ato no qual representantes do povo passarão a faixa a Lula.

No Brasil a faixa presidencial foi instituída através do Decreto n.° 2.299, de 21 de dezembro de 1910, assinado pelo Presidente da República Hermes da Fonseca. O uso de faixas tiracolares também é um ornamento presente no cerimonial de vários outros eventos estamentais: concurso de miss, mister, campeonatos, ordens honoríficas, patentes militares e títulos nobiliárquicos. Existem também a faixa governamental, distintiva do cargo de governador, e a faixa prefeital, distintivo do cargo de prefeitos municipais.

Inicialmente, conforme o decreto de criação, a faixa presidencial do Brasil tinha 15 cm de largura, mas uma resolução posterior diminuiu a largura para 12 centímetros por 1,67 m de comprimento. O Palácio do Planalto informou que na nova feitura a faixa foi construída obedecendo as medidas do decreto de criação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Movimento irá à Justiça contra indulto natalino concedido por Bolsonaro a policiais condenados pelo massacre do Carandiru
Preço da gasolina nos postos cai pela 5ª semana seguida
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play