Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Alternativa na web: Harvard cria time de influencers para falar sobre saúde mental com jovens nas redes sociais

Vinte e cinco influencers norte-americanos foram convidados a colaborar com cientistas sociais da Escola de Saúde Pública TH Chan, em Harvard. Eles não estavam acostumados a serem tratados com respeito pela academia; vários concluíram que as cartas eram pegadinhas ou tentativas de trote e as excluíram.

Em Harvard, os influenciadores foram tratados como dignitários, recebendo mercadorias de marca e buffets de almoço enquanto ouviam palestras sobre qualidade do ar e comunicação em saúde. De vez em quando, os palestrantes usavam jargões, se referindo a modelos de regressão multivariada e ao modelo de Bronfenbrenner da teoria do comportamento.

Durante um intervalo, Jaime Mahler, conselheira licenciada de Nova York, comentou sobre isso. Em seus vídeos, ela (a influencer Rachel) se orgulha de destilar ideias clínicas complexas em pepitas digeríveis. Nesse aspecto, explica, “Harvard poderia aprender muito com o TikTok”.

Muitos acadêmicos têm uma visão negativa do TikTok sobre saúde mental, o vendo como um “Velho Oeste” de conselhos não científicos e generalização excessiva. Os investigadores descobriram que as redes sociais muitas vezes prejudicam as diretrizes médicas estabelecidas, alertando os telespectadores sobre tratamentos baseados em evidências, como terapia cognitivo-comportamental ou antidepressivos, ao mesmo tempo que aumentam o interesse em abordagens arriscadas e não testadas, como a retenção de sêmen.

O TikTok, que tem lutado para moderar esse tipo de conteúdo, disse recentemente que direcionaria os usuários que procuram uma série de condições, como depressão ou ansiedade, para informações do Instituto Nacional de Saúde Mental e da Clínica Cleveland.

Na pior das hipóteses, dizem os investigadores, os feeds das redes sociais podem servir como uma câmara de eco escuro, bombardeando os jovens vulneráveis ​​com mensagens sobre automutilação ou distúrbios alimentares.

“Seu coração afunda”, lamentou Corey H. Basch, professora de saúde pública da Universidade William Paterson que liderou um estudo de 2022 analisando 100 vídeos do TikTok com a hashtag #mentalhealth.

Cultura popular

Esta não é a primeira vez que os especialistas em saúde pública de Harvard tentam pegar carona na cultura popular. Em 1988, como parte de uma campanha para prevenir mortes no trânsito, pesquisadores pediram aos redatores de programas de televisão do horário nobre, como “Cheers” e “LA Law”, que escrevessem referências a “motoristas designados”, um conceito que era, na época, inteiramente novo para os americanos. Esse esforço foi notoriamente bem-sucedido; em 1991, a frase era tão comum que apareceu no dicionário Webster.

Inspirada por este esforço, a diretora sênior do Centro de Comunicação em Saúde da Escola Chan, Amanda Yarnel, concebeu uma experiência para determinar se os influenciadores poderiam ser persuadidos a divulgar mais informações baseadas em evidências. Primeiro, sua equipe desenvolveu um grupo de 105 influenciadores que eram proeminentes e responsáveis: nenhum endosso de pílulas dietéticas, nenhum conteúdo de “cinco sinais de que você tem TDAH”.

Um grupo menor de 25 influenciadores também recebeu atenção generosa pessoalmente. Eles foram convidados para fóruns virtuais de uma hora de duração, reunidos em um canal coletivo do Slack e, finalmente, hospedados em Harvard. Mas os temas centrais eram o que os pesquisadores estavam observando. Eles ficariam de olho nos feeds dos influenciadores e mediriam quanto do material de Harvard acabaria online.

 

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