Sábado, 02 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de agosto de 2025
A partir desta segunda-feira (4), a prefeitura amplia a oferta de vagas no sistema de estacionamento rotativo Área Azul, nas regiões do Centro Histórico e do bairro Santana, em Porto Alegre. Serão disponibilizadas mais de 390 vagas rotativas, que vão proporcionar maior acesso a áreas com grande fluxo de comerciantes e prestadores de serviços, inclusive com espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência.
“O objetivo do estacionamento rotativo é promover a democratização do espaço público nas regiões de maior circulação e facilitar o acesso das pessoas, ao incentivar o comércio local”, destaca Pedro Bisch Neto, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Com essa expansão, Porto Alegre passa a contar com mais de 7.300 vagas na modalidade, devidamente sinalizadas em pontos estratégicos com alta circulação de pessoas e grande concentração comercial.
Ruas com novas vagas
– Viaduto Tiradentes – embaixo do viaduto e na lateral deste, na Rua Silva Só sentido bairro-Centro – 67 vagas;
– Rua Dr. Flores – entre Salgado Filho e Riachuelo, lado ímpar – 12 vagas;
– Praça Conde de Porto Alegre – 26 vagas;
– Rua Riachuelo – entre Dr. Flores e Marechal Floriano Peixoto e entre General Câmara e Caldas Jr. – 26 vagas;
– Rua General Canabarro – entre Duque de Caxias e Andradas – 45 vagas;
– Avenida João Pessoa, Azenha e Praça Piratini – entorno do Centro Comercial – 115 vagas;
– Rua Leopoldo Bier – entre Ramiro d’Ávila e João Pessoa – 30 vagas;
– Rua Ramiro d’Ávila – complementação até a Leopoldo Bier – 23 vagas;
– Avenida da Azenha – complementação entre a Ipiranga e a Ramiro d’Ávila – 15 vagas;
– Rua Gen. Câmara – 32 vagas.
Formas de pagamento
Para dar mais facilidade à população, o sistema de estacionamento rotativo da Capital aceita pagamento digital, por aplicativo, além dos tradicionais parquímetros. A ativação, independente do uso dos terminais, pode ser feita preferencialmente através do app oficial da concessionária Zona Azul Brasil, o SigaPay, e também através do parquímetro digital via Pix, com QR Code em todos os terminais.
Outras opções são o pagamento por SMS, aplicativo Digipare e a modalidade Débito Automático, quando o usuário autoriza a ativação automática do estacionamento pelos aplicativos. Nos parquímetros, o pagamento pode ser feito em moeda ou cartões de débito e crédito.