Domingo, 16 de junho de 2024

Após 18 dias, shopping em Porto Alegre reabre e tem que fechar novamente por causa da enchente

Depois de ter ficado fechado por 18 dias em razão das enchentes, o shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, reabriu as portas na quarta-feira (22), mas já precisou interromper novamente a operação por causa dos novos alagamentos na Capital gaúcha.

Em um comunicado feito por meio de redes sociais nesta quinta-feira (23), a administração do empreendimento afirmou que o shopping seria fechado a partir do meio-dia desta quinta-feira

Segundo a empresa, a decisão ocorreu “devido às condições climáticas que afetam a circulação e a mobilidade em Porto Alegre, prejudicando a acessibilidade à região do Praia de Belas”. No comunicado, não foi informada a previsão de reabertura.

Anteriormente, o shopping havia sido fechado no dia 4 de maio. Na terça-feira (21), a administração do empreendimento anunciou a reabertura para o dia seguinte. “Reabrimos nossas portas para ajudar a abrir novos começos”, escreveu no Instagram.

No último sábado (18), animais que estavam dentro de um pet shop no interior do shopping morreram afogados. A empresa diz ter feito “constantes tentativas de acesso ao local” para fazer o resgate, mas que a entrada não era segura devido ao nível da água.

Aumento no nível da água

Nesta quarta-feira, a água voltou a subir em alguns bairros da capital gaúcha. Segundo o diretor do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) de Porto Alegre, Maurício Loss, “a chuva tem se intensificado nas últimas horas além do que os modelos previam”.

Loss afirmou que as equipes do departamento seguem trabalhando para recuperar o funcionamento das casas de bombas que atendem aos bairros Menino Deus e Cidade Baixa.

A prefeitura informou que a Ebap (Estação de Bombeamento de Água Pluvial) 12 “está operando com capacidade reduzida, o que está causando acúmulo de água na região do Menino Deus”.

Ainda de acordo com a prefeitura, até o meio-dia de hoje, a estação pluviométrica Belém Novo recebeu, em 12 horas, o acumulado de 96,6 milímetros de água. Em cinco horas, o nível do lago Guaíba –que estava em trajetória de queda– subiu de 3,82 metros para 3,96 às 5h desta quinta. A cota de inundação é de 3 metros, enquanto a de alerta é de 2,5 metros.

O Rio Grande do Sul tem alertas para acumulado de chuva e tempestade até a manhã desta sexta-feira (24).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Registro Unificado para identificar pessoas atingidas pela enchente em Porto Alegre pode ser realizado de forma online ou presencial
Em situação de desastre flexibilizar sim. Desrespeitar não!
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play