Domingo, 16 de junho de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 23 de maio de 2024
A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o atendimento à população afetada pela enchente com a criação do Registro Unificado. Com essa base única, será possível identificar os atingidos e qualificar os dados para que sejam direcionados a programas sociais que estão em desenvolvimento pelos governos municipal, estadual e federal.
A coordenadora do trabalho e assistente social da SMGES (Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos), Adriana Furtado, explica que o documento reunirá informações que servirão para o planejamento das políticas públicas imediatas e futuras de áreas como saúde, educação, economia, causa animal, assistência social, trabalho e renda e habitação.
“A partir deste levantamento será possível saber o perfil, quem são e quais as necessidades das famílias atingidas e, assim, enquadrá-las nos programas disponíveis”, garante.
Cadastramento – O cadastramento começou no último sábado (18), nos abrigos da prefeitura e parceiros. Duas mil famílias já foram identificadas, o que representa cerca de 6 mil pessoas das mais de 12 mil acolhidas na última terça-feira (21). O trabalho é realizado por servidores municipais convocados para esta força-tarefa e segue até sexta (24).
O registro pode ser feito por moradores de áreas alagadas que estejam ou não incluídos no CadÚnico.
O cadastramento também pode ser realizado pelo próprio cidadão por meio de plataforma online e locais físicos.
Onde se cadastrar:
Online
Presencial – das 8h30 às 17h:
Das 9h às 17h:
Quem pode se cadastrar:
Abrigados – famílias que estão em alojamentos/abrigos cadastrados na prefeitura. Cadastramento já em andamento feito por servidores municipais. Nestes casos, não é preciso fazer online e nem se dirigir a um dos locais físicos.
Desalojados que estão em casas – famílias que estão em casa de amigos e parentes; pessoas que estão em suas casas, mesmo que em estado de alagamento ou danificadas.