Domingo, 25 de fevereiro de 2024

Aprenda receitas para recuperar a energia depois dos agitos do carnaval

Para aproveitar bem o Carnaval é importante estar com a energia em dia. Para isso, investir no consumo de alimentos ricos em nutrientes, como as frutas, é fundamental, pois elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e hidratam o corpo. No entanto, prefira comer esses alimentos de forma natural e diluídos em água para evitar perder os seus benefícios.

“Nada de sucos integrais, já que eles têm excesso de frutose e podem causar indisposição e mal-estar”, alerta a chef Iracema Bertocco, que afirma: “se não tiver tempo de dar uma paradinha para fazer uma refeição mais completa, uma boa opção são os mix de castanhas e frutas secas”, recomenda a especialista.

Alimentos que alteram a disposição do corpo

Apesar da praticidade e oferta de alimentos gordurosos e frituras nessa época do ano, uma dica unânime entre os profissionais que entendem de alimentação é evitá-los. “Muita gente acha que esse tipo de comida dá forças, mas acontece o contrário, pois o corpo vai gastar energias para digerir a comilança e a pessoa ficará sem disposição para cair na folia”, diz Iracema Bertocco.

A seguir, as professoras e chefs de cozinha Iracema Bertoco e Juliana Soares Sáfadi, da escola de gastronomia ‘Cozinha do Centro Europeu’, ensinam 3 receitas simples para os foliões manterem a disposição e a saúde do corpo no Carnaval. Veja!

Sopa fria de pepino e castanha-de-caju

Ingredientes: 2 pepinos descascados e picados; 100 g de castanha-de-caju crua; 5 folhas de hortelã picadas; 500 ml de água filtrada; Sal e pimenta-do-reino moída a gosto; Água para deixar de molho.

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as castanhas-de-caju, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Após, escorra a água, transfira as castanhas para o liquidificador, adicione a água filtrada, o pepino, as folhas de hortelã, o sal e a pimenta-do-reino e bata até obter um creme. Coloque a sopa em um recipiente e leve à geladeira por 30 minutos. Sirva em seguida.

Ceviche de melão

Ingredientes: 300 g de melão descascado e cortado em cubos; 30 g de cebola roxa descascadas e cortadas em julienne; 1 ramo de coentro picado; Suco de 1 limão; Sal e Pimenta dedo-de-moça sem sementes a gosto; 1 fio de azeite.

Modo de preparo

Descasque o melão e corte-o em cubos. Coloque a fruta em um recipiente, adicione a cebola roxa, o coentro e o suco de limão e mexa bem. Tempere com sal, pimenta dedo-de-moça e azeite. Leve à geladeira para gelar e sirva em seguida.

Clericot de kombucha

Ingredientes: 200 g de abacaxi pérola cortado em cubos; 12 uvas verdes sem sementes e cortadas ao meio; 12 morangos frescos picados; 2 laranjas-peras sem casca, sem pele, sem sementes e cortadas em cubos; 2 maçãs fuji sem casca, sem sementes e cortadas em cubos; 6 folhas de hortelã picadas; 1 l de kombucha de capim-limão; 1/2 xícara de chá de água mineral com gás; Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo

Em uma jarra, coloque o abacaxi, as uvas, os morangos, as laranjas, as maçãs e as folhas de hortelã e misture bem. Adicione a kombucha e a água e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Acrescente as pedras de gelo, distribua a bebida em taças e sirva em seguida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Ivete Sangalo dá paradinha para ir ao banheiro e sobrinha da cantora comanda o trio elétrico
Ivete, Fátima e Ludmilla: veja os famosos que, antes de Anitta, se fantasiaram de anônimos no Carnaval
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play