Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 22 de abril de 2022
O atendimento do serviço 156 de Porto Alegre recebeu, durante a semana de 15 a 21 de abril, 13.898 contatos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 39,05%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de hidrômetro e verificação de falta d’água.
Informações sobre horários e itinerários de transporte coletivo, sinalização de obras e apresentação do condutor também foram demandas significativas (27,47%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso, acamados e informações gerais (22,07%). Além disso, foram solicitadas informações sobre guias de pagamento, IPTU, nota fiscal eletrônica e débito tributário (5,81%).
A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para realizar o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.
O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços Urbanos e Zeladoria, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social (Fasc), Iluminação pública, Procon, Limpeza Urbana (DMLU), Agendamento da Orla, Dengue. São 12 serviços disponíveis.
Ouvidoria
A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 15 a 21 de abril, a Ouvidoria recebeu 123 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.