Sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Bancada feminina do Senado pede voto de repúdio a Ciro Gomes por fala misógina contra senadora

A bancada feminina do Senado protocolou, nesta segunda-feira (8), um requerimento para propor “voto de repúdio” contra o ex-governador do Ceará e ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT-CE).

Gomes, em entrevista ao portal A Notícia do Ceará, se referiu a senadora Janaína Farias (PT-CE) como “assessora para assuntos de cama”. Na ocasião, Gomes fazia questionamentos sobre a relevância política de Janaína Farias.

A senadora assumiu a vaga por ser segunda suplente do ministro da Educação, Camilo Santana. A primeira suplente, Augusta Brito (PT), está de licença.

O documento teve a assinatura de todas as 15 senadoras da bancada. A expectativa das parlamentares é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), coloque o pedido em votação já nesta terça-feira (9).

O requerimento uniu senadoras de diferentes espectros políticos. Por exemplo, as oposicionistas Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) assinaram o requerimento. A líder da bancada feminina no Senado é Daniella Ribeiro (PSD-PB), que é vice-líder do governo.

No pedido, as parlamentares afirmam que as falas de Ciro Gomes “constituiu uma clara manifestação de violência política de gênero. Esses ataques são repugnantes e absolutamente inaceitáveis, refletindo uma postura pessoal da desvalorização das mulheres e uma resistência preocupante à participação feminina em espaços de poder e decisão”.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que também ocupa o cargo de procuradora Especial da Mulher do Senado, além de assinar o requerimento, também divulgou uma nota de repúdio.

“É condenável que ataques dessa natureza ainda ocorram nos dias de hoje. Comportamentos como este precisam ser combatidos, investigados e punidos na forma da lei, porque se trata de uma das faces mais grotescas da violência contra a mulher, ofendendo sua honra e sua dignidade”, escreveu a senadora e procuradora.

Nota de repúdio

“A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal manifesta repúdio e indignação em relação às falas machistas e desrespeitosas feitas pelo senhor Ciro Gomes contra uma senadora da República, nossa colega Janaína Farias (PT-CE). É condenável que ataques dessa natureza ainda ocorram nos dias de hoje. Comportamentos como este precisam ser combatidos, investigados e punidos na forma da lei, porque se trata de uma das faces mais grotescas da violência contra a mulher, ofendendo sua honra e sua dignidade. A Procuradoria reitera sua solidariedade à senadora Janaína Farias e reitera estar a seu lado em todas as medidas legais cabíveis e no encaminhamento do caso aos órgãos públicos competentes.

Também já assinei manifestação da bancada feminina do Senado repudiando a atitude do senhor Ciro Gomes.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Após falas de Elon Musk, foragido Allan dos Santos volta ao X em conta bloqueada; ministro havia determinado bloqueio de conta em setembro de 2021
Riscos do uso de “cigarro eletrônico” são tema de palestra na Associação Médica do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play