Terça-feira, 18 de junho de 2024

Banco Central deve anunciar nesta quarta-feira a manutenção da taxa básica de juros em 13,75%

Após reunião nesta terça e quarta-feira (21), o Comitê de Polícia Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve manter a taxa básica Selic estável em 13,75%, avaliam analistas. De acordo com técnicos ligados ao banco BTG Pactual, o cenário mais provável é que o colegiado reforce em sua comunicação a perspectiva de uma política monetária apertada por mais tempo, em um esforço para ajustar a curva de juros.

“O BC deve seguir com os atuais níveis, mas reforçando suas preocupações externas e domésticas, a fim de manter clara a comunicação de que os juros não deverão ceder antes do primeiro semestre do próximo ano, reforçando o cenário de juros altos por mais tempo ao longo de 2023″, ressalta em relatório a equipe de macroeconomia e estratégia da instituição financeira.

De acordo com os economistas, o mais provável é que o Comitê de Política Monetária (Copom) traga uma discussão sobre o hiato do produto, diante do desempenho ainda forte da atividade. O BC também deve reforçar as incertezas externas, devido ao ambiente desafiador para a inflação no mundo.

Divergência interna no Copom

Fontes ligadas ao BC garantem, no entanto, que os integrantes do colegiado estão divididos entre manter a taxa em 13,75% ao ano ou fazer uma nova elevação, fazendo com que o índice chegue a 14% ao ano. Caso a opção escolhida seja a do reajuste, a medida será influenciada pela recente alta de juros dos bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa.

Em comunicado após a última reunião do Copom, no início do mês passado, o comitê chamou a atenção para os riscos de que a inflação fique acima das expectativas em prazos mais longos, justificando assim a decisão do BC em não encerrar o ciclo de alta da Selic, na ocasião.

Desde então, o registro de duas deflações seguidas, em julho e agosto, aumentou as expectativas de que o BC encerre o ciclo de alta. A queda dos preços da energia elétrica e dos combustíveis fez a inflação oficial do País ficar abaixo de 10% nos 12 meses terminados em agosto. A Selic é o principal instrumento da instituição para controlar a inflação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Federal prende 18 e Justiça bloqueia R$ 5 bilhões do garimpo ilegal de ouro em Rondônia e no Amazonas
Torcedores de time de futebol escocês protestam contra homenagem à rainha Elizabeth II
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play