Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Brasil aplica mais de 1 milhão de doses da vacina bivalente contra a Covid-19

O Brasil aplicou mais de um milhão de doses da vacina bivalente contra a Covid-19 até esta sexta-feira (03), segundo dados do Vacinômetro do governo federal.

A vacinação com a bivalente começou no dia 27 de fevereiro. Quase a metade dos vacinados são do Estado de São Paulo, com quase 500 mil pessoas imunizadas. De uma forma geral, os estados mais populosos aplicaram mais doses.

O Rio de Janeiro aplicou 130 mil e o Rio Grande do Sul, 82 mil doses até o momento. Os estados do Norte, os últimos a receberem a vacina no país, são os que menos vacinaram até o momento. Acre, Amazonas e Roraima aplicaram menos de mil doses cada um.

O Ministério da Saúde recomendou que sejam vacinados os grupos prioritários, com mais de 70 anos, pessoas acima de 12 anos com sistema imunológico vulnerável e a população indígena.

Os Estados são responsáveis pela organização dos seus calendários. O infectologista Evaldo Stanislau reforça a importância de estar com todas as doses contra a Covid-19 em dia. Ele recomenda que as pessoas procurem um posto de vacinação quando chegar a sua vez.

“A vacina bivalente tem o componente que é o BA4 e BA5 do ômicron. Com isso ela dá uma proteção a mais contra formas graves de doença, sobretudo nas populações mais vulneráveis. Entretanto para que isso ocorra é necessário que tenha havido o esquema vacinal básico. Por isso é que as duas vacinas continuam muitos importantes”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Mais da metade dos motoristas gaúchos pagaram o IPVA até o final de fevereiro
UFRGS abre chamados para vagas remanescentes nos cursos de graduação
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play