Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

loader

Confederação Brasileira de Futebol anuncia que irá disponibilizar imagens e áudios do VAR do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que irá começar a divulgar os áudios e imagens das revisões do VAR nas rodadas restantes do Brasileirão de 2021. Segundo a organização, a decisão possui “fins didáticos”.

Os primeiros arquivos a serem divulgados serão os dos jogos da 29ª rodada, que aconteceram nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. Além deles, as duas partidas remarcadas para esta semana (Athletico-PR x Flamengo e Atlético-MG x Grêmio) também entram na nova lógica de exposição de áudios e imagens.

“A medida visa permitir que os clubes, torcedores e a imprensa possam conhecer detalhadamente o funcionamento do árbitro de vídeo, bem como dar maior transparência às decisões tomadas com o auxílio da ferramenta”, afirmou a CBF.

O protocolo de divulgação, segundo a CBF, é o seguinte: lances das rodadas do fim de semana serão divulgadas na segunda-feira posterior. Os jogos realizados de segunda a sexta-feira serão divulgados em um período de até 24 horas após seu encerramento. Todos os arquivos estarão no site da CBF.

Calendário

Em reunião na última quinta-feira (4), a CBF apresentou a proposta de calendário para federações estaduais e clubes para o ano de 2022. Os estaduais têm data de início em 26 de janeiro. O Brasileiro da Série A começa dia 10 de abril, o da Série B dia 9 de abril, com términos em 13 e 5 de novembro, respectivamente. A Copa do Brasil será disputada entre 23 de fevereiro e 19 de outubro.

O encontro teve participação de 27 presidentes de federações estaduais e representantes de 40 clubes – 20 da Série A e 20 da Série B.

A reunião foi dirigida pelo presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, com o diretor de competições, Manoel Flores, além de outros dirigentes da CBF. O Flamengo, representado por Luiz Eduardo Baptista, fez proposta de antecipação do calendário em uma semana e meia, com início dos estaduais em 15 de janeiro.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, posteriormente reforçou a intenção do clube. A ideia era diminuir os conflitos com o calendário da seleção brasileira. De acordo com a proposta da CBF, das oito datas Fifa de 2022 – em que a Copa do Mundo será disputada entre outubro (preparação) e novembro (a disputa dos jogos) -, apenas em três delas não vai haver conflito de datas entre jogos de competições nacionais e a Seleção.

De acordo com a proposta da CBF, das oito datas Fifa de 2022 – em que a Copa do Mundo será disputada entre outubro (preparação) e novembro (a disputa dos jogos) -, apenas em três delas não vai haver conflito de datas entre jogos de competições nacionais e a Seleção.

O início dos estaduais dia 26 de janeiro, por exemplo, já será realizado na primeira data Fifa do ano, com rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar.

Alguns representantes de clubes do Nordeste apoiaram a proposta do Flamengo, isto porque evitaria também maior conflito com a Copa do Nordeste, mas, apesar da CBF garantir que estudaria a proposta rubro-negra, dificilmente vai haver mudanças. Algumas federações estaduais também preferiram a proposta da CBF.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Preço dos combustíveis volta a ter dois dígitos após vírgula na bomba
Entenda quando e como o 5G vai redesenhar o setor de telecomunicações e os negócios
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play