Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de novembro de 2023
No mesmo fim de semana do casamento da colega de bancada e conterrânea de Santa Catarina Caroline de Toni, a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) foi reembolsada pela Câmara dos Deputados pela hospedagem na cidade de Xanxerê, na região oeste do Estado.
A celebração da festa ocorreu no dia 2 de setembro deste ano. Na ocasião, Zanatta e seu marido, Guilherme Colombo, ficaram duas noites no hotel Seville Park e tiveram o custo das diárias (R$ 780) reembolsado, como parte da Cota Parlamentar que prevê gastos em hospedagens fora do Distrito Federal. A deputada disse que cumpriu agendas na região, o que justificaria o reembolso.
A informação foi inicialmente divulgada por um perfil no Twitter intitulado @DoutorPandego e obtida pelo jornal O Globo via Portal da Transparência da Câmara. De acordo com o recibo, o casal fez check-in no estabelecimento no dia primeiro daquele mês, às 23h59. O check-out ocorreu às 12h11 de 3 de setembro, dia seguinte do casamento de Carol de Toni.
Em 2 de setembro, De Toni se casou com o empresário do agronegócio especializado no comércio de sementes Matheus Bortoluzzi, que é filho do ex-prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi. Na ocasião, Zanatta compartilhou registros dos noivos em suas redes sociais: “Que Deus abençoe essa união. Felicidade ao casal e obrigada pelo convite”, agradeceu em seu perfil do Instagram.
Além de Zanatta, outros políticos do PL compareceram ao casamento, como o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, o líder da bancada na Câmara, Altineu Côrtes, e o governador do estado, Jorginho Mello (PL) — que foi inclusive um dos padrinhos da deputada.
Nota
Em nota, a parlamentar afirmou que cumpriu agendas no oeste catarinense nessas datas e que, por isso, as despesas foram pagas, como prevê a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. “Sou uma parlamentar eleita, tenho direito ao uso da cota. Não aceitarei críticas ao correto exercício do meu mandato e continuarei utilizando todos os recursos inerentes ao desenvolvimento da minha atividade parlamentar”, afirmou Júlia Zanatta.
A assessoria da deputada também enviou uma cópia da agenda de Zanatta nos dias em que esteve em Xânxere. Na véspera do casamento, antes da chegada ao município, ela esteve com o presidente da Câmara Municipal de Chapecó, Fernando Cordeiro, participou de entrevista em rádios locais, foi à cidade de Coronel Freitas e jantou com lideranças. No dia da cerimônia, deu novas entrevistas, reuniu-se com prefeitos da região e, a partir de meio dia, ficou em função dos preparativos para o matrimônio.