Domingo, 01 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 31 de janeiro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende fazer cumprir um roteiro intenso durante o final de semana de carnaval por três cidades estratégicas na corrida eleitoral pelo quarto mandato. O gabinete presidencial já está organizando o roteiro para o petista que prevê a ida de Lula ao Recife, para participar do Galo da Madrugada, a Salvador e ao Rio de Janeiro, onde assistirá ao desfile da Acadêmicos de Niterói, que fará uma homenagem ao petista.
Com as viagens, Lula tem dois objetivos: aos 80 anos, quer demonstrar vitalidade e energia para o quarto mandato, além de fazer gestos para seus aliados nas três capitais. No Recife, Lula foi convidado pelo prefeito João Campos (PSB) para estar na cidade no sábado. Em Pernambuco, Lula disputa hegemonia com dois palanques, já que o petista também é próximo da governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), que buscará reeleição e disputará o cargo com Campos.
Em Salvador, Lula será o principal cabo eleitoral da chapa puro sangue costurada pelo PT. Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) buscará reeleição contra ACM Neto (União). Além disso, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), disputarão uma vaga no Senado.
Já no Rio, Lula planeja acompanhar o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. O presidente assistirá à apresentação da Acadêmicos de Niterói, primeira escola a desfilar, no domingo, e que levará para a avenida um enredo em homenagem a Lula. O petista deve ficar no camarote da prefeitura do Rio, ao lado do aliado Eduardo Paes (PSD), que deve ter o apoio do presidente na disputa pelo governo fluminense.
O gesto ao prefeito do Rio ocorrerá após Paes viajar a Brasília, há duas semanas, para assegurar uma aliança com o PT na eleição estadual deste ano. O político do PSD reiterou a Lula que apoiará a campanha à reeleição do atual presidente. Dirigentes do PT vinham mostrando insatisfação com afagos recentes de Paes a figuras mais ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O PT pretende indicar um candidato ao Senado na chapa de Paes. O nome mais provável, por ora, é o da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).
Auxiliares afirmam que a agenda de Lula em cada uma dessas cidades ainda está sendo montada, com a previsão de quais atividades o presidente participará. Integrantes da equipe precursora da Presidência da República, que visita cidades antes da chegada da comitiva presidencial, irão às três capitais nos próximos dias.
Após o tour de carnaval, Lula fará um roteiro internacional de uma semana. Na terça-feira de carnaval, dia 17, Lula embarca para a Índia onde fica até o dia 21. De lá seguirá para a Coreia do Sul, entre 22 e 24 de fevereiro. Em março, Lula confirmou que irá aos Estados Unidos para um encontro com o presidente americano, Donald Trump, em Washington. (Com informações do jornal O Globo)