Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de dezembro de 2025
Mesmo após o presidente Alessandro Barcellos já ter confirmado publicamente o acerto, o Inter escolheu uma data carregada de simbolismo para oficializar Abel Braga como novo diretor técnico do clube. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 17 de dezembro, exatamente 19 anos após o histórico título do Mundial de Clubes de 2006, conquistado pelo time comandado por Abel diante do poderoso Barcelona.
O clube destacou a escolha da data logo no primeiro parágrafo do comunicado oficial:
“No dia 17 de dezembro de 2025, 19 anos depois de estar na casamata alvirrubra na maior conquista da história do Inter, Abel Braga assume um novo desafio. O ídolo colorado chegou nesta quarta a Porto Alegre para assumir o cargo de diretor técnico.”
Aos 73 anos, Abel assinou vínculo até 31 de dezembro de 2026. Ele passa a integrar o Departamento de Futebol com funções estratégicas, atuando diretamente na condução do futebol profissional, na integração entre categorias de base e elenco principal e no suporte aos processos diários envolvendo comissão técnica, jogadores e staff.
Além disso, Abel terá papel central na reformulação do elenco para a próxima temporada e na contratação do técnico Paulo Pezzolano. Segundo apuração do Lance!, o treinador uruguaio deve ser anunciado ainda nesta quarta-feira.
A escolha por Abel Braga não é apenas técnica, é também emocional. O treinador é um dos personagens mais marcantes da história do Internacional. Sob seu comando, o clube conquistou:
– Mundial de Clubes (2006);
– Copa Libertadores (2006);
– Gauchão (2008 e 2014);
– Copa Dubai (2008).
Abel também levou o Inter a dois vices do Brasileirão, em 1988, após o emblemático Gre-Nal do Século na semifinal, e em 2020. Mais recentemente, em 2023, aceitou o desafio de assumir o time faltando apenas duas rodadas para o fim do campeonato, com o clube no Z4, e conseguiu evitar o rebaixamento.