Domingo, 21 de julho de 2024

Maior evento dos supermercados gaúchos, Expoagas tem nova edição anunciada para agosto

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) confirmou para agosto a 41ª edição da convenção Expoagas, maior evento do setor no Estado. Com realização no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Zona Norte de Porto Alegre, foram mantido a período originalmente previsto: 20 a 22 de agosto.

Conforma o presidente da entidade setorial, Antônio Cesa Longo, o anúncio é de grande importância porque envolve a reabertura do calendário de grandes eventos após as enchentes de maio: “Isso só será possível graças a uma mobilização inédita de centenas de trabalhadores dedicados à recuperação do centro de eventos, que sofreu sérios danos com as inundações”.

Ele acrescenta que, apesar das atuais limitações da infraestrutura da unidade da Fiergs, a feira será “a maior e mais qualificada dos últimos 40 anos”. Em 2023, a Expoagas reuniu 496 expositores, com 62 mil participantes e visitantes. Já a movimentação de negócios chegou a quase R$ 653 milhões.

Na prática, a Expoagas 2024 será rigorosamente executada como em seu projeto inicial, com exceção da Sala Vip e da solenidade oficial de abertura. Esta última estava inicialmente agendada para 20 de agosto mas foi antecipada para a noite anterior, durante o jantar de boas-vindas na Casa NTX, no bairro Anchieta (também na Zona Norte).

As palestras do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) vão para o segundo andar do salão de exposições, junto aos estandes de pequenas empresas. Já as atividades dos programas como “Agas Jovem” e “Agas Mulher”, tradicionalmente realizadas no Teatro do Sesi, terão como local uma área especialmente montada no estacionamento da Fiergs.

Situação

A situação de expositores atingidos por enchentes e renegociações pontuais serão avaliadas caso a caso. Longo acrescenta que o objetivo é não deixar ninguém de fora, aproveitando o poder de visibilidade da Expoagas para alavancar as empresas do setor.

Além da realização da Expoagas 2024, a Associação tem promovido – em parceria com a Abras e outras entidades – ações de retomada para a cadeia de abastecimento. A entidade doou centenas de cestas básicas, camas, carretas de água, colchões e cobertores, além de distribuir R$ 1,5 milhão em vale-compras para supermercados afetados pelas enchentes, incentivando assim a reinauguração de lojas com atividades culturais e sociais.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, elogiou a coragem dos gaúchos neste momento de retomada:

“Entendo que a reconstrução do Rio Grande do Sul não se dará somente com todas as contribuições que todos já estamos fazendo e que não são pequenas, mas sim com um projeto de longo prazo que contemple os setores público e privado”.dos aeroportos disponíveis e proporcionar uma vitrine para a indústria gaúcha”, antecipa Longo.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Ainda sob operação emergencial, Trensurb terá maior número de embarques a partir desta segunda-feira
Grêmio apresenta oficialmente zagueiros Jemerson e Rodrigo Caio
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play