Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Mais de 30% dos candidatos não receberam dinheiro público dos seus partidos para a campanha eleitoral

A menos de duas semanas das eleições, 33% dos candidatos ainda não receberam nenhum dinheiro público dos seus partidos para a campanha deste ano, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os dados se referem aos cinco cargos em disputa: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente.

O número é maior entre quem concorre a deputado distrital (43% não receberam) e a deputado estadual (38%) e menor entre os que tentam se eleger presidente (18%) ou governador (21%).

A divisão das verbas partidárias também varia dentro das siglas, que recebem montantes conforme a votação obtida em 2018. A legislação eleitoral determina que os partidos devem destinar os recursos do Fundo Eleitoral proporcionalmente ao total de candidatas mulheres e candidatos negros. O percentual para as mulheres, contudo, não pode ser menor do que 30%.

No caso dos negros, se um partido lançou 50% de candidatos que se identificam dessa cor, eles devem receber 50% dos recursos do fundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 22

Ministro da Economia diz que o recuo da inflação fará os juros caírem em 2023
Diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras está 5,8% mais barato
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play