Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Mais de 30 mil doses de vacinas contra a gripe já foram aplicadas em Porto Alegre

A campanha de vacinação contra a influenza, que iniciou na última segunda-feira (25), já imunizou 33.056 mil pessoas em Porto Alegre. Os dados são do Ministério da Saúde.

O público-alvo estimado para receber a vacina é de 697.995. Até o momento, o grupo dos idosos é o que apresenta a maior cobertura de pessoas vacinadas. Das 292.260 que devem receber a dose da vacina, 30.191 foram imunizadas, o que representa mais de 10% do total.

Nesta semana, o público apto a receber o imunizante foi ampliado a trabalhadores de saúde e da educação, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente e população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Grupos prioritário da primeira semana, formado por crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos, povos indígenas e quilombolas podem seguir procurando as Unidades de Saúde para receber a vacinação.

Na última etapa, na terceira semana da campanha, se somam aos primeiros grupos os membros das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e trabalhadores portuários.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, há uma boa procura nos primeiros dias de campanha. “O nosso objetivo principal é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, diminuindo complicações causadas pelas infecções virais que podem levar a internações hospitalares e a óbitos.” O gestor reforça o pedido para que as famílias levem os filhos para vacinar. Até o momento, 1.943 receberam a imunização, o que representa 2,7% da meta de cobertura vacinal.

O Dia D da vacinação será no dia 13 de abril e a aplicação das doses segue até dia 31 de maio. Todas as unidades de saúde aplicam o imunizante.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Relator do processo contra Sérgio Moro vota contra cassação do mandato do senador; julgamento será retomado nesta quarta
Governo gaúcho recolhe 60% da receita projetada com IPVA 2024 de forma antecipada
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play