Sábado, 20 de junho de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de junho de 2026
A Polícia Federal encontrou mensagens inéditas no telefone celular do banqueiro Daniel Vorcaro que citam o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), como um intermediário para enviar recado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de quem Wagner é amigo próximo.
Em nota, o senador reitera que não tem nenhuma relação com Vorcaro e “não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros, que sequer participou e em contexto que sequer sabe qual foi”, disse. “Não existiu intermediação e não existe relação”, reiterou.
Wagner foi alvo, na quinta-feira (18), de busca e apreensão na nona fase da Operação Compliance Zero, por suspeita de receber propina do ex-sócio de Vorcaro no Banco Master, Augusto Lima, por meio da compra de um apartamento de R$ 2,5 milhões e pagamentos a uma empresa de familiar no valor de R$ 3,5 milhões.
Os diálogos demonstram, de acordo com a PF, que Vorcaro também tinha relação com o senador, marcou encontros com Jaques Wagner e tinha acesso direto ao seu telefone celular. A PF também aponta que, além de Augusto Lima, o banqueiro Daniel Vorcaro também demonstrava ter influência com políticos da Bahia.
A conversa que cita Lula foi mantida entre Vorcaro e um funcionário do banco, Fernando Mascarenhas Filho, em 17 de julho de 2024. Nas mensagens, Vorcaro comemora ao receber a informação de que estava sendo citado como alguém próximo ao governo federal “igual aos irmãos Batista”, uma referência a Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F.
‘Marketing’
Mascarenhas Filho escreveu ao banqueiro: “Única coisa que falaram que somos próximos do governo, igual irmãos Batista são. O que é verdade rsrs”. Após compartilharem risadas, Vorcaro disse: “Isso aí é marketing pra nós. Manda pro Lula e pra base aliada”.
Em resposta, Mascarenhas Filho afirmou: “Vou mandar então pra tio Guiga e Jaques”. De acordo com a PF, Guiga seria o publicitário baiano Guilherme Sodré, considerado amigo muito próximo do senador petista e citado pela investigação como seu operador financeiro.
Ao analisar o material, a PF diz que os diálogos “sugerem proximidade entre Daniel Vorcaro e pessoas com poder político no Estado da Bahia”.
“Identificou-se no aparelho celular de Daniel Bueno Vorcaro conversa com o contato ‘Fernando Master’ referente a Fernando de Goes Mascarenhas Filho, diretor comercial do Banco Master, em que este afirma existir proximidade entre o banco e o governo federal.”
Atuação
A investigação aponta a atuação de Wagner em propostas para tentar ampliar o crédito consignado, em iniciativas relacionadas ao aumento da cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e no acompanhamento da tentativa de venda do Master ao BRB, medidas que, segundo a PF, eram estratégicas para as fraudes comandadas por Vorcaro. (As informações são de O Estado de S. Paulo)