Quinta-feira, 11 de junho de 2026

México vence a África do Sul na abertura da Copa do Mundo e assume liderança do Grupo A

A Copa do Mundo teve início nesta quinta-feira (11) com vitória dos anfitriões. Jogando no Estádio Azteca, na Cidade do México, a seleção mexicana derrotou a África do Sul por 2 a 0 e assumiu a liderança provisória do Grupo A.

Diante de sua torcida, o México não precisou de uma atuação brilhante para superar os sul-africanos. A equipe aproveitou os erros do adversário, especialmente na saída de bola, e contou ainda com a expulsão de dois jogadores rivais para construir o resultado. Nas arquibancadas, os torcedores fizeram festa e embalaram a equipe com cantos tradicionais, como o “Cielito Lindo”.

O primeiro gol da Copa surgiu aos nove minutos de jogo. Após erro de Sithole na saída de bola, Lira recuperou a posse e acionou Quiñones, que finalizou com precisão para abrir o placar.

A África do Sul tentou reagir apostando na força física e em bolas aéreas, mas encontrou dificuldades para criar oportunidades. O goleiro Williams foi um dos destaques da equipe africana no primeiro tempo ao evitar que o México ampliasse a vantagem. Em uma das jogadas, a trave também ajudou os visitantes.

Na etapa final, os problemas sul-africanos persistiram. Logo aos cinco minutos, Gutiérrez avançou em direção ao gol e foi derrubado por Sithole. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio assinalou falta fora da área e expulsou o defensor.

Mesmo com um jogador a mais, o México demorou para retomar o controle da partida. Aos 20 minutos, a torcida comemorou a entrada do meia Gilberto Mora, de 17 anos, o atleta mais jovem desta edição da Copa do Mundo.

O segundo gol saiu aos 22 minutos. Quiñones participou da construção da jogada pelo meio e encontrou Alvarado pela direita. O atacante cruzou na medida para Raúl Jiménez cabecear firme e ampliar a vantagem mexicana.

A situação da África do Sul ficou ainda mais complicada aos 38 minutos, quando o VAR identificou uma agressão de Zwane sobre Alvarado. Após revisão, Wilton Pereira Sampaio aplicou o segundo cartão vermelho para a equipe africana.

Nos acréscimos, o árbitro voltou a mostrar o vermelho. Monte cometeu falta próxima à área e também foi expulso, encerrando uma partida marcada por decisões disciplinares e pelo domínio mexicano.

Com o resultado, o México larga em vantagem no Grupo A. As duas seleções voltam a campo na próxima quinta-feira (18). A África do Sul enfrenta a República Tcheca, às 13h (de Brasília), em Atlanta. Já o México encara a Coreia do Sul, às 22h, em Zapopan, na região metropolitana de Guadalajara.

Ficha técnica

– México: Rangel; Reyes, Montes, Vásquez e Gallardo; Lira (Edson Álvarez), Gutiérrez (Chávez) e Fidalgo (Mora); Alvarado, Raúl Jiménez (Armando González) e Quiñones (Vega). Técnico: Javier Aguirre.

– África do Sul: Williams; Mudau, Okon, Sibisi, Mbokazi e Modiba (Appollis); Mokoena, Sithole e Adams (Zwane); Foster (Mbatha) e Rayners (Makgopa). Técnico: Hugo Broos.

– Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Brasil).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Copa do Mundo 2026

Dólar cai para R$ 5,10 e Bolsa brasileira sobe 1,71% em dia de alívio nos mercados
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play