Sexta-feira, 04 de setembro de 2026

Ministro do Supremo André Mendonça diz que o depoimento de Vorcaro em seu gabinete foi motivado por relato de graves intimidações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça confirmou que Daniel Vorcaro prestou depoimento para seu gabinete na semana passada. Em nota divulgada na quarta-feira (2), o relator do caso que investiga as fraudes do Banco Master afirmou que a oitiva foi solicitada pela defesa do banqueiro, que alegou estar sofrendo “graves intimidações”.

Conforme a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o depoimento do banqueiro foi colhido por um juiz auxiliar do gabinete de Mendonça, com um representante do Ministério Público Federal, mas sem participação da Polícia Federal (PF).

Segundo a nota divulgada por meio da assessoria de imprensa do ministro, o seu colega de corte, Alexandre de Morares, não foi tema da oitiva.

“O conteúdo da audiência é resguardado por sigilo legal. Registre-se, apenas, que a informação de que teriam sido abordados temas relacionados ao ministro Alexandre de Moraes não procede”, diz a nota.

O gabinete de Mendonça do ministro sustenta que o depoimento foi realizado após pedido da defesa de Vorcaro, que alevaga estar sofrendo intimidações.

“O depoimento foi realizado por requerimento expresso da defesa do depoente, que relatou estar sofrendo graves intimidações e solicitou ser ouvido com urgência. Trata-se de ato processual regular, conduzido por juiz auxiliar.”

Segundo a coluna de Bela Megale, entre os nomes citados no depoimento, estava o do chefe da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Segundo Mendonça, a presença de agentes da PF não é obrigatória neste caso.

“Tratando-se de depoimento motivado por relato de graves intimidações, a não convocação de agentes policiais seguiu essa mesma diretriz de proteção, e não qualquer escolha de conveniência do gabinete”, afirma o ministro por meio de nota.

O banqueiro Daniel Vorcaro está preso em Brasília desde março, suspeito de fraudes bilionárias contra o sistema financeiro enquanto foi dono do Banco Master. Na terça-feira (1º), Mendonça tornou público um relatório da PF que aponta suspeita de que Vorcaro apelou a Alexandre de Moraes, no auge da crise da instituição financeira para se livrar do cerco de autoridades.

Durante um período de 13 dias, mensagens extraídas do celular do banqueiro mostram que ele pediu a intervenção do magistrado para impedir a liquidação do banco e o avanço das investigações. Nas conversas, Vorcaro faz apelos para “sensibilizar” autoridades e pergunta sobre como deveria proceder para “desarmar” e “reverter” a situação. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Operador do banqueiro Daniel Vorcaro faz delação com a Procuradoria-Geral da República e confessa repasses a fundo de aliado de Eduardo Bolsonaro
Procuradoria-Geral da República pede o arquivamento de denúncia de Vorcaro sobre supostas ameaças que diz ter sofrido quando preso
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play