Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Oito dicas para seu intestino funcionar bem e evitar problemas no Carnaval

Dias seguidos de festa, difícil acesso a banheiros limpos e maior consumo de bebida alcoólica e comidas que não estamos acostumados a ingerir no dia a dia. Muito comum no Carnaval, essa combinação pode afetar o nosso intestino, que costuma sentir quando fazemos mudanças na rotina, e gerar dor de barriga, prisão de ventre, gases, diarreias e outros perrengues que podem prejudicar sua folia. Veja dicas para evitar isso.

1. Beba bastante água – Os foliões perdem bastante líquido devido a calor, suor, atividade física prolongada e consumo de álcool (que tem efeito diurético). Tomar bastante água é importante não só para manter o corpo hidratado, como também para o bom funcionamento do intestino, o processo de digestão e a absorção de nutrientes.

A recomendação é tomar pelo menos 30 ml de água por quilo de peso — uma pessoa com 70 kg precisaria de 2,1 litros. Mas essa quantidade aumenta com o calor, transpiração, idas ao banheiro para fazer xixi.

2. Não exagere na bebida alcoólica – Tomar muito álcool aumenta a quantidade de bactérias pró-inflamatórias (ruins) no intestino. Essa alteração na microbiota pode causar problemas no órgão. Além disso, o álcool e carboidratos presentes em certas bebidas (cerveja, por exemplo) aceleram o trânsito intestinal, gerando gases, urgência para ir ao banheiro (o que pode não ser bom no meio do bloquinho) e até diarreia.

3. Fique de olho no que você bebe – Compre bebidas apenas em estabelecimentos confiáveis, com boas condições de higiene e com a embalagem devidamente fechada. Cuidado com bebidas em isopores com gelo, por exemplo. Sujeiras presentes na água contêm bactérias e podem contaminar a latinha. Ao ingerir esses micro-organismos, você pode ter uma infecção alimentar (que gera diarreia e outros problemas).

4. Cuidado com alimentos “laxantes” – Caso queira evitar uma “emergência” enquanto estiver na rua, antes de sair de casa, maneire no consumo de alimentos com muitas fibras, como aveia, legumes e verduras crus ou pouco cozidos, saladas e frutas com cascas. Esses itens facilitam a formação do bolo fecal e aceleram o trânsito intestinal, gerando certa urgência de ir ao banheiro.

5. Evite comidas gordurosas – Pastel, coxinha, batata frita e outras frituras em geral são digeridas lentamente e podem gerar desconfortos intestinais. Como o corpo não consegue absorver facilmente a gordura, para se livrar do excesso, você também pode ter uma diarreia. Para não faltar energia no bloquinho, pães, sucos, banana com mel e açaí são boas opções. Esses alimentos são rapidamente digeridos, metabolizados e em grande parte absorvidos pelo organismo. Assim, não aumentam muito bolo fecal nem aceleram tanto a necessidade de ir ao banheiro.

6. Não segure a vontade de ir ao banheiro – Segurar o cocô pode deixar as fezes muito ressecadas, além de perpetuar a prisão de ventre. Ao demorar para ir ao banheiro quando está com vontade, você pode sofrer com gases, inchaço, cólicas e até ficar irritado.

Se o horário que você vai ao bloquinho é quando geralmente faz cocô, uma dica é tentar adiantar a “tarefa”, sentando por alguns minutos no vaso — mas não force muito, para não se machucar ou favorecer problemas como as hemorroidas.

7. Um cafezinho pode ajudar o número 2 – Se quiser estimular o intestino para fazer cocô antes de sair para a folia, uma dica é tomar um cafezinho e fazer massagens circulares no sentido horário (da direita para a esquerda). O café estimula naturalmente os movimentos intestinais e as massagens podem ajudar a “empurrar o cocô” — essas medidas devem ser associadas a uma dieta balanceada e ao consumo de água.

8. Caminhe pela manhã – Exercícios aeróbicos como a corrida e a caminhada também estimulam o trânsito intestinal, fazendo com que você vá ao banheiro. Então, uma boa tática para conseguir fazer cocô antes de sair de casa é praticar uma atividade física ao acordar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

É possível curtir o Carnaval sem ressaca; saiba como
Gisele Bündchen chega ao Rio para curtir o carnaval na Sapucaí
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play