Terça-feira, 07 de dezembro de 2021

loader

Pesquisa da FIERGS revela que confiança do industrial recua pelo segundo mês

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) divulgou nesta quinta-feira (21), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), que apresentou novamente um decréscimo de 1,1 ponto, atingindo 60,1. Este é o segundo mês consecutivo de queda, revertendo a tendência após as cinco altas anteriores, que totalizaram 10,8 pontos.

Apesar disso, ao permanecer acima de 50 pontos e em patamar elevado, 6,1 acima da média histórica, o ICEI-RS revela que os empresários continuam confiantes. “Diferentes fatores desfavoráveis à produção contribuem para esta redução na confiança dos empresários gaúchos: juros crescentes, aceleração da inflação, volatilidade da taxa de câmbio e intensa pressão de custos, provocada, principalmente, pela escassez e aumento nos preços dos insumos, da energia elétrica, com a possibilidade de racionamento, e dos combustíveis”, explica o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Segundo o presidente da FIERGS, apesar de menos favoráveis, as perspectivas dos empresários mantêm a sinalização positiva para a indústria gaúcha nos próximos meses. Isso se dá à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e o retorno das atividades se complete, contando também com menores dificuldades na cadeia de suprimentos.

Em relação ao Índice de Expectativas, as perspectivas continuam positivas para os próximos seis meses, com 62,1 pontos em outubro. Porém, o otimismo recuou na comparação com setembro, quando atingiu 63,8. O Índice de Expectativas da Economia Brasileira caiu de 58,4 para 57,1 pontos entre setembro e outubro, refletindo a redução no percentual de empresários otimistas no período: de 45,4% para 40,3%. O Índice de Expectativas para as Empresas também recuou, de 66,6 para 64,7 pontos. Em outubro, 57,9% estão otimistas com o futuro da empresa, queda de quatro pontos na comparação com o mês anterior.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 15 de outubro com 220 empresas, sendo 41 pequenas, 75 médias e 104 grandes. Para conferir o estudo completo, clique aqui.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

O Boticário inaugura loja no Shopping Bourbon Teresópolis em Porto Alegre
Falta de insumos e custo de energia prejudicam indústria, aponta CNI
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play