Terça-feira, 07 de dezembro de 2021

loader

Porto Alegre sobe para o oitavo lugar no ranking de competitividade dos municípios brasileiros

Produzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a segunda edição do “Ranking de Competitividade dos Municípios” tem Porto Alegre no oitavo lugar nacional, subindo duas posições em relação ao levantamento anterior. A base de avaliação é realidade socioeconômica das 411 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos os municípios foram avaliados com base em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e a melhoria da gestão pública municipal.

O estudo tem por objetivo mostrar como a competição no setor público pode ser elemento fundamental para promoção da justiça, equidade, desenvolvimento e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Dentre os principais motivos para a melhora do status da cidade na lista está o ganho de 102 colocações em taxa bruta de matrículas no Ensino Médio de nível técnico, o avanço de 54 posições em acesso à saúde e de 53 no que se refere à qualidade do setor.

Porto Alegre também permanece em destaque no critério “inovação e dinamismo econômico”. E o mesmo vale para “capital humano”, item no qual subiu 30 posições, chegando ao sétimo lugar.

O CLP se define como “organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil”. “Há 12 anos, a entidade trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública”, ressalta o site clp.org.br.

Lista nacional

1º) Barueri (SP);
2º) São Caetano do Sul (SP);
3º) Florianópolis (SC);
4º) São Paulo (SP);
5º) Vitória (ES);
6º) Curitiba (PR);
7º) Santana de Parnaíba (SP);
8º) Porto Alegre (RS);
9º) Campinas (SP);
10º) Jaraguá do Sul (SC).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Assembleia Legislativa e Polícia Civil gaúcha produzirão cartilha com orientações para grupos vulneráveis à violência
Porto Alegre mantém vacinação contra a Covid em 39 locais nesta quarta-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play