Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de maio de 2023
Nesta segunda (22) e terça-feira (23) unidade móvel de saúde de Porto Alegre oferecerá exames preventivos e orientações por conta do Maio Vermelho, mês de conscientização para prevenção do câncer de boca.
Equipes de saúde bucal se unirão à unidade móvel para destacar a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.
A unidade móvel estará nos bairros Lomba do Pinheiro, Floresta, Humaitá e Anchieta.
Nesta segunda o ônibus estaciona em frente à Madeireira da Vera, na Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h30.
Contra a covid haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.
Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.
Também serão ofertadas consultas de pré-natal, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, consultas de puericultura, encaminhamentos para especialidades, distribuição de medicamentos de receitas simples e atualização de receitas.
Programação da semana:
Segunda-feira, 22: Estrada das Quirinas, 4495, em frente à Madeireira da Vera (Lomba do Pinheiro) – 9h às 15h30
Terça-feira, 23: Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940, Loteamento Santa Terezinha – bairro Floresta) – 9h às 16h
Quarta-feira, 24: Av. Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André (bairro Humaitá) – 9h às 16h
Quinta-feira, 25: Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855 – bairro Anchieta) – 9h às 16h
Maio Vermelho
Além dos atendimentos na unidade móvel, os profissionais de saúde bucal farão ação na sexta-feira (26). O atendimento ocorrerá das 9h às 16h, na estrada Martin Félix Berta, 2727, bairro Mário Quintana.
Câncer de boca
Entre os cuidados com a doença estão não fumar, reduzir o uso de bebidas alcoólicas e usar proteção quando houver exposição solar.
As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença.
Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.