Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Primeiras vigas metálicas para viaduto na ERS-118 chegam a Gravataí

Na última semana, chegaram as três primeiras vigas metálicas de sustentação dos pilares do viaduto que está sendo construído no acesso à avenida Centenário, na interseção da ERS-118 com a ERS-030, em Gravataí. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, informa que o içamento das vigas está previsto para o final de agosto. O segundo lote de vigas chegará no início de setembro.

O viaduto integra um conjunto de obras que incluem a construção de uma trincheira no acesso ao Distrito Industrial, em um trecho de um quilômetro de extensão. Estão sendo investidos R$ 28 milhões nas obras, com previsão de conclusão até o final de 2024.

Em julho, o secretário Juvir Costella, vistoriou o andamento das obras do viaduto e da trincheira, então com 30% de conclusão. “É uma obra importantíssima para a Região Metropolitana. O viaduto e a trincheira são fundamentais para dar maior fluidez ao trânsito na região, além de garantir mais segurança para os pedestres”, destacou Costella.

Desvios

Para permitir a escavação da trincheira na ERS-118, desde o início da semana está sendo realizado o desvio do trânsito da pista central da ERS-118 para uma pista lateral, no sentido Sapucaia-Viamão. A intenção é evitar ao máximo os congestionamentos de veículos. O desvio, por prazo indeterminado, é sinalizado com placas e balizadores, canalizando o trânsito para a via alternativa.

As intervenções na ERS-118 são reivindicações históricas das comunidades do entorno. Em 2020, foi finalizada a duplicação dos 22,5 quilômetros que interligam os acessos à BR-116, em Sapucaia do Sul, e à Freeway, em Gravataí. A estrada é uma alternativa a rodovias federais da região não apenas para os moradores dos quatro municípios cortados pela ERS-118 (Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí), mas para todos os motoristas que trafegam pela Região Metropolitana em direção tanto ao Litoral Norte quanto ao interior do estado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia Rodoviária Federal prende quadrilha de traficantes em Bento Gonçalves
Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2023 receberá 73 empreendimentos estreantes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play