Quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Rio Grande do Sul tem menor número de homicídios cometidos em março nos últimos 14 anos

Relatório apresentado nessa quinta-feira (4) pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) revela uma queda recorde nas ocorrências de homicídio e roubo em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O destaque foi a redução de 40% nos registros de assassinatos, que passaram de 172 para 103, menor número desde 2010.

Porto Alegre novamente apresentou o maior índice gaúcho de retração para esse tipo de crime contra a vida: -73%. Cidades como Tramandaí (Litoral Norte) e Passo Fundo (Norte do Estado) também apresentaram diminuições significativas, respectivamente com -83% e -64%.

Os dados também mostram que o Rio Grande do Sul teve o segundo mês consecutivo de baixa nos homicídios. Já a base comparativa que tem por critério os trimestres mostra uma queda de 10% entre os três primeiros meses deste ano e o período de janeiro a março de 2023.

Não houve, porém, variação estatística em março no que diz respeito a outro crime grave: o latrocínio (roubo com morte). Foram registrados seis casos, mesma quantidade anotada em igual período de 2023. A boa notícia é que o primeiro trimestre teve baixa de 31% em relação ao mesmo intervalo no ano passado (16 casos contra 11).

Igualmente merecedor de preocupação por parte das autoridades, os feminicídios caíram 70% na relação entre o mês passado e março de 2023. Os dez assassinatos de mulheres por questão de gênero baixaram para três. “Nenhuma das vítimas estava sob medida protetiva de urgência”, ressalta a SSP-RS. Na base comparativa trimestral, a redução foi de 19% (26 registros para 21).

Roubos

Pela sétima vez consecutiva, o número assaltos a pedestre foi o menor já registrado na série histórica iniciada 14 anos atrás. Os 1.411 casos verificados em março significam uma redução de 44% sobre o mesmo mês de 2023.

Os roubos de veículo também tiveram o menor total em relação a qualquer mês já registrado. Foram 211 incidentes em março, 48% a menos que no mesmo período de 2023. O trimestre também encerrou em queda: enquanto no ano passado foram mais de mil ocorrências de janeiro a março, desta vez o número ficou em 759, um índice de (-37%).

Em Porto Alegre, houve 73 registros de roubos de veículos no mês passado, uma redução de 54% em comparação com os 157 casos registrados no mesmo período de 2023. Assim como no Estado, esse é o menor total da série histórica também na Capital.

As ocorrências em estabelecimentos comerciais também teve importante baixa em março: -29%. Já nos ônibus, lotações e afins a taxa comparativa foi ainda mais ampla: -66%. Essas e outras informações estão disponíveis em ssp.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Justiça mantém liminar que suspende novas tabelas do IPE Saúde no Rio Grande do Sul
Fim do impasse: prefeitura de Porto Alegre e CEEE Equatorial firmam acordo sobre podas de árvores que afetem linhas de energia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play